A Fundação Casa de Cultura de João Monlevade prorrogou o prazo para as inscrições da segunda edição do Prêmio Louis Ensch de Fotografia e Literatura para o dia 13 de abril, próxima quinta-feira.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial da Prefeitura, o www.pmjm.mg.gov.br. Serão distribuídos mais de três mil reais em prêmios para os três primeiros lugares das duas categorias. O Prêmio Louis Ensch de Fotografia e Literatura integra a programação do aniversário de 59 anos de João Monlevade, comemorados em abril.
Com a temática “Memórias de Monlevade”, o Prêmio é uma das ações da política de educação patrimonial empreendida pela Fundação Casa de Cultura, que visa valorizar e difundir o conhecimento sobre os bens culturais e tradições, como forma de fortalecer a identidade e o amor pelo município.
De acordo com o Edital, no caso de fotografias, serão aceitas fotos produzidas tanto com câmeras fotográficas quanto com dispositivos móveis (celulares e afins) em boa resolução. Para explorar o tema, os inscritos devem retratar bens patrimoniais tombados (materiais), registrados (imateriais) ou inventariados no município, conforme relação anexa ao Edital. Essa listagem não inclui a Igreja São José Operário, patrimônio que, em razão de seu lugar na memória da cidade, já foi muito retratado, e, assim, a Fundação procura estimular que os autores voltem o olhar para outros bens. Contos e crônicas devem ter no máximo duas páginas.