A empresa Vale S/A informou que iniciou o programa de indenizações individuais extrajudiciais em Itabira. O programa foi assinado junto à Defensoria Pública/MG e visa as pessoas mapeadas que serão removidas para as obras de implantação das estruturas de descaracterização (desativação), das barragens de rejeito do Sistema Pontal. Inicialmente irá atender as pessoas anteriormente contatadas que se encontram nos bairros Bela Vista e Nova Vista.
Relembre
A convite de André Viana, o presidente do Conselho da Vale, esteve em Itabira em maio do ano passado. Membro do Conselho de Administração da empresa, André convidou o presidente do conselho de administração da empresa, José Luciano Penido e o Comitê de Sustentabilidade e Inovação para uma reunião com moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista.
O encontro teve como pauta, a reparação pelos danos causados pelas barragens aos moradores e a possível remoção para outras áreas. André Viana comentou: “Considero como uma grande missão… Ela partiu da necessidade que urge na solução dos conflitos que precisam ser resolvidos de vez com os moradores, além de ouvirem da empresa a atual realidade e os compromissos que estão sendo acertados para que a comunidade sofra o menor impacto possível com as barragens e, se necessário, a remoção de suas residências para áreas mais seguras de forma justa e responsável”
Fruto do trabalho
André comemora mais uma vitória como integrante do conselho da Vale, já que ele participa ativamente das negociações e entendimentos entre a empresa e os moradores dos bairros afetados. “O início do programa de indenizações individuais é mais um fruto do nosso trabalho. Agora, os moradores irão fazer sua parte, iniciando o cadastro e formalizarem os acordos para indenizações. O Metabase Itabira está à disposição para esclarecer dúvidas e ajudar nos encaminhamentos necessários.
Aqueles que estiverem interessados em formalizar os acordos para indenizações podem buscar a Defensoria Pública de Minas Gerais presencialmente na Avenida Mauro Ribeiro Lage, 894, Esplanada da Estação, em Itabira, ou através do telefone (31) 3759-9613 e e-mail nucleo.vulneraveispdefensoria.mg.def.br.