Um vereador de Araponga, na Zona da Mata, foi preso durante operação policial na manhã desta sexta-feira (14), suspeito de ser o líder de uma quadrilha envolvida com tráfico de drogas e homicídios qualificados. As investigações devem apurar, ainda, o envolvimento de familiares do parlamentar no esquema criminoso. O grupo é conhecido pela prática de delitos violentos na região – inclusive com execuções de pessoas.
A operação “Sicário”, realizada pelo Ministério Público do Estado (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) em conjunto com as Polícias Militar e Civil de Minas, cumpriu três mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão, inclusive na Câmara Municipal de Araponga.
Durante a operação, houve, ainda, a prisão em flagrante de outras três pessoas – uma delas maior de idade e dois adolescentes. Também foram apreendidas drogas, diversas munições.
Segundo o MPMG, o vereador e familiares são muito temidos em Araponga, Viçosa e região. E o agente político, inclusive, usaria a autoridade que tem como garantia de impunidade para cometer atos ilícitos.
O Ministério Público acredita que há fortes indícios de que parlamentar e investigados se valiam de terceiros para a prática de crimes e ocultação de provas das infrações penais, com prática semelhante à “pistolagem”.
*Por Portal Hoje em Dia