O América estreou com o ‘pé esquerdo’ no Campeonato Brasileiro de 2023. A equipe alviverde perdeu para o Fluminense por 3 a 0, neste sábado (15/4), pela primeira rodada da Série A. Marcaram os gols do Tricolor Carioca no Independência, em Belo Horizonte, os atacantes Germán Cano, John Kennedy e Lelê.
Mesmo que tenha começado bem a partida, com chances claras de abrir o placar, o América sofreu com a intensidade e organização do Fluminense no segundo tempo. Com o resultado, o Coelho continua sem vencer em estreias de Campeonato Brasileiro desde o acesso, em 2020.
O jogo
O duelo no Independência começou muito movimentado. Logo no segundo minuto de jogo, o Fluminense teve uma chance clara de abrir o placar. O meio-campista Gabriel Pirani tabelou com o atacante John Kennedy e saiu cara a cara com Matheus Cavichioli. O goleiro americano fechou o ângulo e fez grande defesa.
Mesmo com a chance adversária, o Coelho não se acanhou. Aos quatro minutos, o centroavante tricolor Germán Cano errou passe na defesa e entregou a bola para Henrique Almeida. O atacante alviverde rolou a bola para Everaldo que, na pequena área, finalizou em cima de Fábio.
Aos sete minutos, o América levou perigo novamente ao gol tricolor. Everaldo fez grande jogada pela direita e finalizou de fora da área. Fábio foi obrigado a espalmar a bola para longe.
Mesmo que rivalizasse contra o ‘badalado’ Fluminense de Fernando Diniz, Vagner Mancini orquestrou um esquema para impedir que o adversário tivesse a posse de bola constante no duelo. Com o passar do tempo, a partida continuou intensa, mas com menos chances claras de gol.
Apenas aos 44 minutos, em busca do erro do Fluminense na saída de bola, o volante Juninho criou grande oportunidade ao desarmar o zagueiro Nino dentro da área. O capitão americano tocou para Henrique Almeida que, caído, finalizou na trave.
Segundo tempo
Assim como no primeiro tempo, a segunda etapa do confronto começou agitada, mas com predomínio do Fluminense. Logo aos três minutos, o lateral-direito Nino Paraíba derrubou o atacante John Kennedy dentro da área. Com convicção, o árbitro Braulio da Silva Machado assinalou pênalti para a equipe carioca.
Aos quatro minutos, o centroavante Germán Cano foi para a cobrança e acertou o travessão. A bola ainda quicou na linha e voltou para as mãos de Matheus Cavichioli. Após análise do VAR, foi constatado que, de fato, não foi gol.
Ainda que tenha perdido o pênalti, o Fluminense continuou dominante. Aos seis minutos, o lateral-direito lançou Cano, que saiu cara a cara com Cavichioli. Porém, desta vez, o artilheiro tricolor não desperdiçou. Após driblar o goleiro, o argentino apenas empurrou a bola para o fundo das redes: 1 a 0.
Já aos 14 minutos, o estreante Lelê acertou grande passe para John Kennedy. De primeira, o atacante acertou belo chute e ampliou o placar: 2 a 0. Mas o Fluminense não parou por aí. Cavichioli ainda foi obrigado a fazer grandes defesas nas finalizações de Vitor Mendes e John Kennedy.
Aos 26 minutos, com o América abatido e desestruturado defensivamente, o Tricolor Carioca criou nova chance clara. O atacante Lelê recebeu bola na intermediária, driblou o lateral-esquerdo Marlon e finalizou no canto. A bola ainda bateu na trave antes de entrar: 3 a 0.
Com o resultado já definido, o Fluminense baixou a intensidade e apenas controlou as ações da partida. O América, por sua vez, pouco conseguiu criar após o resultado já assegurado por parte do tricolor.
Próximos compromissos
O América voltará a entrar em campo às 21h desta quarta-feira (19/4), mas pela Sul-Americana. O Coelho viajará a Florencio Varela, na Argentina, para enfrentar o Defensa y Justicia, no estádio Norberto “Tito” Tomaghello, pela segunda rodada do Grupo F.
A equipe alviverde retorna as atenções para o Campeonato Brasileiro apenas no próximo sábado (22/4), às 18h30, quando enfrenta o São Paulo, pela segunda rodada. O duelo será realizado no Morumbi, na cidade de São Paulo.
América x Fluminense
América
Matheus Cavichioli; Nino Paraíba, Iago Maidana (Ricardo Silva, 16min 2ºT), Éder, Marlon; Alê, Juninho, Martínez (Lucas Kal, 17min 2ºT); Everaldo (Adyson, 17min 2ºT), Felipe Azevedo (Matheusinho, 23min 2ºT) e Henrique Almeida (Wellington Paulista, 17min 2ºT). Técnico: Vagner Mancini.
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Nino (David Braz, 33min 2ºT), Vitor Mendes, Alexsander (Guga, intervalo); André, Ganso (Thiago Santos, 33min 2ºT), Lima, Gabriel Pirani (Lelê, intervalo); John Kennedy e Germán Cano (Keno, 33min 2ºT). Técnico: Fernando Diniz.
Gol
Germán Cano (6min 2ºT), John Kennedy (14min 2ºT), Lelê (26min 2ºT), do Fluminense.
Cartões amarelos
Maidana (40min 1ºT), Éder (48min 1ºT), Nino Paraíba (3min 2ºT), do América; Victor Mendes (39min 1ºT), John Kennedy (44min 1ºT), (29min 2ºT), do Fluminense.
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 15 de abril de 2023 (sábado), às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Público: 6.653
Renda: R$ 112.075,00
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA)
Auxiliares: Thiaggo Americano Labes e Gizeli Casaril
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (VAR-FIFA)
Transmissão
Rádio Itatiaia, no 95,7 FM, 610 AM e no Youtube a partir das 15h30
TV: Premiere
*Da Redação Itatiaia