São Gonçalo do Rio Abaixo é mais uma vez indicada em 6 de 8 categorias do Prêmio “Municípios Mineradores – Qualidade da governança pública em municípios com mineração”, idealizado pelo Ministério das Minas e Energia em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a Agenda Pública.
Na disputa estavam mais de 200 municípios mineradores do Brasil e São Gonçalo se destacou nas categorias: Crescimento Econômico, Educação, Infraestrutura, Meio Ambiente, Proteção Social e Saúde. Os ganhadores das categorias do prêmio 2023 serão anunciados em evento público, previsto para acontecer no dia 31 de maio.
O prêmio busca reconhecer o desempenho efetivo da gestão municipal na oferta de serviços públicos e seu impacto direto para a população que vive nos municípios com mineração.
No ano passado, o município de São Gonçalo do Rio Abaixo foi o vencedor nas categorias Proteção Social e Meio Ambiente e recebeu menção honrosa como o mais indicado (6 de 8 categorias).
O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho) destacou a importância do prêmio, a qualidade e o foco da sua equipe na prestação de serviços à população de São Gonçalo. “As indicações para o prêmio Municípios Mineradores reflete o nosso trabalho e a dedicação em prestar o melhor serviço à população são-gonçalense. Trabalhamos sempre por uma educação de qualidade, uma saúde humanizada, uma economia autossustentável, sempre focando na preservação ambiental e desenvolvimento social”, destacou Nozinho.
As 8 práticas destacadas nas categorias do prêmio receberão um selo de reconhecimento pelo desempenho e qualidade da governança pública.
O que é o prêmio
Acreditando na importância da qualidade da governança pública, o intuito do Prêmio Municípios Mineradores é reconhecer a qualidade dos serviços prestados pelos municípios com atividades de mineração no seu território em temas como Saúde; Educação; Proteção Social; Infraestrutura; Meio Ambiente; Gestão; Finanças e Desenvolvimento Econômico.
O Prêmio Municípios Mineradores ocorreu pela primeira vez em 2022 e tem como objetivo incentivar e difundir práticas efetivas de gestão pública que evidenciam a qualidade e boa performance dos serviços públicos que atendem diretamente às necessidades da população e transformam a realidade local.
Na edição 2023, são 24 iniciativas indicadas em todo o território brasileiro. Ao todo, o prêmio possui oito categorias com três finalistas em cada. Outros cinco municípios também serão reconhecidos por sua atuação regional, sendo um em cada macrorregião do país.