A Federação Mineira de Futebol (FMF) promete total empenho para que o clássico entre Cruzeiro x Atlético pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2023 seja jogado no Mineirão. É que no dia 3 de junho, exatamente a data do confronto entre os arquirrivais, está marcado um evento de música eletrônica. O que hoje, menos de dois meses do duelo, inviabiliza a realização do jogo no maior palco do futebol mineiro.
Para que a partida entre Raposa e Galo seja realizada no Gigante da Pampulha será preciso uma negociação com os produtores do evento e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
E o diretor de competições da FMF, Leonardo Barbosa, fala sobre o que é necessário para a realização do Cruzeiro x Atlético no maior estádio de Minas Gerais. Inclusive, se uma mudança de datas seria possível.
“Depende muito de quanto tempo o Mineirão precisa para desmobilizar a questão do show, para saber se poderíamos fazer um jogo no sábado ou na segunda-feira. Sobrepor rodada isso não é possível, a gente não vai conseguir, adiar a rodada o regulamento da competição não permite”, disse à Itatiaia.
Para definir uma possível data do jogo no Mineirão, Barbosa disse que é preciso entender o processo de montagem e desmontagem da estrutura da festa. Ou, quem sabe, a Minas Arena, administradora do Mineirão, realocar o evento do gramado para outra parte do estádio.
“A gente precisa ver com o produtor do evento quanto tempo ele precisa de operação para aí sim tentar encaixar. O Mineirão está tentando ver se consegue realocar esse evento para outro local, para permitir que o clássico seja realizado dia 3 (de junho), no Mineirão”, explicou.
Conversa com a CBF
A FMF tentará alterar a data do clássico para proporcionar que o jogo seja realizado no Mineirão. No entanto, há dificuldades nisso, e o diretor de competições da entidade sabe disso, apesar de prometer grandes esforços.
“Para a Federação é fundamental que o maior clássico do Estado aconteça no principal estádio do nosso Estado. O que a gente puder fazer, a gente vai fazer. No que depender da Federação, junto com o Cruzeiro e o próprio Atlético, nós vamos solicitar para tentar equacionar os interesses e permitir que o clássico seja realizado na sua casa”, garantiu.
Cruzeiro x Atlético fora de MG?
Além do gramado do Mineirão indisponível, o Independência também não estará elegível para o Cruzeiro mandar o clássico no Horto. É que o América, que tem prioridade para jogar no estádio, fará um jogo com o Corinthians no mesmo dia.
Dessa forma, se não houver uma resolução para o clássico no Mineirão, a partida teria que ser disputada fora de Minas Gerais.
O que diz o Cruzeiro?
CEO da Raposa, Gabriel Lima afirmou que o clube realizará todos os esforços para tentar a mudança da data. Ele conversou com os jornalistas nesta quinta-feira (20), depois de reunião com membros do Governo de Minas Gerais e Minas Arena, concessionária que administra o estádio.
“Muito positivo (encontro do comitê), a gente precisava dessa oportunidade de colocar todos os envolvidos à mesa para iniciar esse diálogo. Há um objetivo comum, que é permitir ao Mineirão receber cada vez mais jogos de futebol. A partir desse sentimento comum os entendimentos vão acontecer. Esse foi o primeiro passo, a gente espera avançar nas próximas semanas”
“Para a Federação é fundamental que o maior clássico do Estado aconteça no principal estádio do nosso Estado. O que a gente puder fazer, a gente vai fazer. A gente depende do Mineirão acertar a questão com os produtores do evento que está agendado para o dia, por questões comerciais da CBF. No que depender da Federação, junto com o Cruzeiro e o próprio Atlético, nós vamos solicitar para tentar equacionar os interesses e permitir que o clássico seja realizado na sua casa”.
*Da Redação Itatiaia