O América perdeu por 3 a 0 para o São Paulo na noite deste sábado (22) no estádio Morumbi, na capital paulista, em partida da 2ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Ainda no primeiro tempo, o atacante Luciano marcou o primeiro gol; e no fim do jogo, Calleri e Marcos Paulo ampliaram para o Tricolor.
O resultado representa os primeiros pontos do São Paulo na competição deste ano, após derrota na estreia para o Botafogo por 2 a 1 no estádio Engenhão, no Rio de Janeiro. O América, por sua vez, é o primeiro time da tabela a acumular duas derrotas nas duas primeiras rodadas – também não marcou nenhum gol nesses jogos, tendo em vista a derrota por 3 a 0 para o Fluminense em Belo Horizonte na 1ª rodada.
Somando toda a temporada, essa é a terceira derrota seguida do Coelho. Além de Fluminense e São Paulo (pelo Brasileirão), o time também perdeu para o Defensa y Justicia pela Sul-Americana.
Próximos compromissos das equipes
Ambas as equipes não têm tempo a perder após a partida e já se preparam para compromissos na próxima semana. O São Paulo visita o Ituano na terça-feira (25) no jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil – após empate em gol na ida. Já no sábado (29), visita o Coritiba pela 3ª rodada do Brasileirão.
O América fará jogos pelas mesmas competições na próxima semana. Na quarta-feira (26), recebe o Nova Iguaçu em Belo Horizonte pela Copa do Brasil após vitória por 2 a 1 na ida. E também no sábado, visita o Santos na Vila Belmiro pelo Brasileirão.
São Paulo começa forte e abre o placar
Os primeiros minutos de jogo foram de total domínio do São Paulo, que ameaçou ainda nos primeiros lances e teve maior posse de bola no meio campo. A pressão do Tricolor acabou resultando em gol.
Aos 20 minutos, em ação de marcação alta no ataque, Luciano roubou a bola de Marlon na lateral, trouxe para o meio e chutou de longe. Mesmo com desvio no meio do caminho, Matheus Cavichioli estava na bola, mas acabou deixando entrar.
América demora a reagir e esbarra nas chances perdidas
O Coelho só entrou no jogo de fato quando já estava perdendo, e mesmo assim, não chegou ao gol antes do intervalo. Inicialmente, o time americano ofereceu perigo com chutes de fora da área; mas depois, conseguiu finalizações de grande perigo após jogadas pelos lados do campo.
O problema americano foi a finalização. Em ambas as situações, o Coelho tentou o gol praticamente de dentro da pequena área, mas parou em grandes intervenções do goleiro Rafael, ex-Atlético e Cruzeiro. Até a trave foi amiga do arqueiro Tricolor na primeira etapa.
Coelho domina a segunda etapa mas sofre dois gols
Na mesma toada do fim do primeiro tempo, o América jogou a etapa final com superioridade em relação ao São Paulo, e fez por merecer o empate. Entretanto, as jogadas do Coelho não eram concluídas com sucesso – além dos chutes para fora, Rafael fez novas defesas e fechou a meta Tricolor.
Vagner Mancini mexeu no ataque, aumentou o número de jogadores no setor e viu o time ter mais criatividade para atacar – teve praticamente o dobro de finalizações. Mesmo assim, o gol de empate não saiu.
Para piorar o panorama, aos 36 minutos do segundo tempo, Alisson subiu pela ponta esquerda e cruzou na cabeça de Calleri. O atacante argentino subiu praticamente sozinho e não perdoou para ampliar o marcador e carimbar três pontos para o Tricolor.
Quando todos achavam que a partida estava acabada, a defesa do América deu um presente para o São Paulo. Ricardo Silva errou no recuou para Cavichioli e Marcos Paulo só precisou empurrar para o fundo do gol.
Retrospecto favorável ao Tricolor é mantido
A invencibilidade do São Paulo sobre o América agora chegou a cinco jogos. Ao longo de 2022, as equipes se enfrentaram quatro vezes – duas pelo Brasileirão e duas pelas quartas de final da Copa do Brasil. Foram três vitórias do Tricolor e um empate.
No último encontro do ano passado, vitória paulista de virada no estádio Independência, em Belo Horizonte. Em jogo do Brasileirão, em outubro de 2022, Aloísio abriu o placar para o Coelho, mas o Tricolor virou com gols de Calleri e Allison.
No primeiro encontro entre as equipes em 2023, mais um triunfo são-paulino sobre o time americano. A última vitória do América foi pela 38ª e derradeira rodada do Brasileirão 2021, quando fez 2 a 0 no Independência.
São Paulo 3×0 América
São Paulo
Rafael; Raí Ramos, Arboleda, Lucas Beraldo e Patryck (Caio Paulista); Rodrigo Nestor (Alisson), Luan (Gabriel), Pablo Maia e Michel Araújo (Wellington Rato); Calleri e Luciano (Marcos Paulo). Técnico: Dorival Jr.
América
Matheus Cavichioli; Nino Paraíba (Marcinho), Éder, Ricardo Silva e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Martínez; Everaldo (Adyson), Matheusinho (Felipe Azevedo) e Aloísio (Wellington Paulista). Técnico: Vagner Mancini.
Gols
Luciano (20 min 1ºT), Calleri (36 min 2ºT), Marcos Paulo (49 min 2ºT) do São Paulo
Cartões amarelos
Pablo Maia, Patryck, Raí Ramos, Luciano (São Paulo); Lucas Kal, Everaldo, Éder (América)
Motivo: 2ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 22 de abril de 2023 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Auxiliares: Thiago Rosa de Oliveira e Cristhian Passos Sorence
Árbitro de vídeo: Daniel Bins.
Público: 41.006 torcedores
Renda: R$ 1.554.942,00
*Da Redação Itatiaia