O Sada Cruzeiro conseguiu se impor mesmo fora de casa e venceu o Farma Conde São José por 3 a 0 (25/18, 25/21 e 25/xx na noite deste sábado (22). Com o bom resultado, o time comandado pelo técnico Filipe Ferraz se garantiu na final da Superliga Masculina.
Os atuais campeões já haviam vencido os paulistas no Ginásio Poliesportivo do Riacho, em Contagem, por 3 a 2. Pela segunda temporada consecutiva, a final do principal torneio do vôlei nacional será disputada entre times mineiros. O Itambé Minas superou o Suzano com duas vitórias e estava aguardado o adversário.
A decisão da Superliga Masculina está marcada para o dia 30 de abril, domingo, em São José. O campeão será conhecido em apenas um jogo, diferentemente do que aconteceu em 2021/2022.
Mesmo com condições legais para atuar, o oposto Wallace não foi acionado pelo técnico Filipe Ferraz. O atleta foi preservado e não figurou entre os relacionados para a partida. Agora, fica a expectativa se o campeão olímpico será utilizado na grande final contra o Minas.
O jogo
Diferentemente do que aconteceu na primeira partida do confronto, em Contagem, o Cruzeiro conseguiu dominar grande parte do jogo e liderar o placar durante maior parte do tempo. Oppenkoski foi mantido como oposto e Vaccari teve boa atuação ao lado de López na entrada de rede.
Depois de vitórias relativamente tranquilas nos dois primeiros sets, os mineiros abriram 7 a 2 logo no início da terceira parcial e pareciam encaminhar a vitória com tranquilidade. Com boa passagem de Sánchez pelo saque, o São José conseguiu a virada na metade do set.
Sem se abater com a breve queda de rendimento, o Cruzeiro voltou a dominar o jogo pelos saques potentes para retomar a dianteira no placar e construir a vitória que garantiu a vaga na final.
*Da Redação Itatiaia