Do dia 29 ao dia 31 de maio, ocorre a 10ª Conferência Estadual de Saúde Minas Gerais no Minascentro, em Belo Horizonte. João Monlevade já definiu durante a 15ª Conferência Municipal de Saúde os delegados e os suplentes que vão representar o município no encontro estadual, bem como as propostas a serem apresentadas. Realizada nos dias 30 a 31 de março, a conferência teve seu relatório aprovado no dia 17 pelo Conselho Municipal de Saúde.
As propostas escolhidas seguem quatro eixos: Eixo 1 – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; Eixo 2 – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Eixo 3 – Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia; Eixo 4 – Amanhã será outro dia para todas, todos e todes.
Para o Eixo 1 foi sugerido “Ampliar o número de elencos de medicamentos na Farmácia Municipal, avançando na descentralização”. Para o Eixo 2 foi escolhido “Cobrar o financiamento, inclusive, entender a questão da macroeconomia, no sentido de apoiar nas Conferências Municipais, Estaduais e Nacional a diminuição da taxa de juros do Banco Central, no sentido de dar verba para investimento na saúde, caminhando para 10% do PIB para a União”. A sugestão para o Eixo 3 é “Manter e fortalecer Conselhos e Conferências”, já para o Eixo 4 foi apresentado “Fazer parceria com Universidades para implantar residência, internato e estágios das ciências da saúde”.
Delegados
Após definirem as propostas, os participantes da conferência elegeram os delegados titulares que representarão os usuários do serviço, trabalhadores e gestão da Saúde. Jalva de Fátima Ribeiro e Maria Cristina Ângelo foram eleitas delegadas titulares dos usuários do serviço de Saúde e terão como suplentes Carlos Alberto dos Santos “Doquinha” e Thatiana Maria de Freitas.
Representa os trabalhadores da Saúde, Francisco Toledo, que terá como suplente Eliana Bicalho Ferreira de Almeida. E para representar a Gestão da Saúde, foi eleita delegada titular Amélia do Rosário Barbosa, tendo Antônio Albuquerque Neto como suplente.
A Conferência Municipal foi prestigiada pelo prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), que fez a abertura dos trabalhos mencionando a importância da Saúde no seu governo. “A saúde é sem dúvida uma das nossas prioridades. Inúmeras são as realizações no setor nos últimos dois anos e três meses, mesmo com as dificuldades enfrentadas”, disse o prefeito.
Dr. Laércio ainda recordou que constitucionalmente, o município é obrigado a investir 15% dos seus recursos em Saúde, mas João Monlevade investiu 25,6% só no ano passado.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Fernando Amaral, destacou a valorização e boa relação da atual gestão com o conselho. Ele salientou que a Prefeitura deu todo o apoio para realização da conferência, desde as pré-conferências nos bairros até o evento que culminou com a eleição das propostas e delegados.