A concessionária Minas Arena e o Cruzeiro prometeram um acerto para esta sexta-feira (28), o que proporcionaria o retorno do clube ao Mineirão. No entanto, ainda não há acordo entre as partes.
Dessa forma, as negociações vão seguir até que se chegue a um denominador comum. Após o eventual consenso, um novo contrato será assinado por Cruzeiro e Minas Arena.
Segundo apuração da Itatiaia, as discordâncias são relativas ao pedido do Cruzeiro sobre compartilhamento de receitas. O clube deseja receber porcentagem da venda nos bares, estacionamento, camarotes, além da parte que lhe cabe da venda de ingressos.
Em contrapartida, a Minas Arena discorda de alguns pedidos do clube celeste. A administradora não aceita compartilhar determinadas receitas, o que trava o acordo.
A administradora do Mineirão entende que compartilhar receitas com o Cruzeiro diminuiria a arrecadação do consórcio. E que isso poderia gerar ainda mais despesas para o Governo de Minas.
Outro ponto levantado é que essa divisão de receitas diminuiria o lucro do estádio. Isso contrariaria alguns artigos do contrato de concessão do estádio à iniciativa privada, de acordo com partes ligadas à Minas Arena.
Em entrevista no Sports Summit, evento relacionado à gestão do futebol, em São Paulo, Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro falou sobre o tema. Ele revelou que ainda faltam detalhes para o fechamento do contrato.
“De 0 a 10, eu vou no 7 (chance de acordo). Falta pouco, são alguns pontos. Está bem próximo. Temos nova reunião amanhã (quinta-feira), para tentar encurtar essas distâncias. Tenho convicção de que o desfecho vai ser positivo”, disse.
De acordo com informações apuradas pela reportagem, houve uma reunião nessa quinta-feira (27). Nesse encontro, mais uma vez, houve pequeno avanço em prol do acordo, mas nada ainda que garanta a oficialização de uma nova parceria entre as partes.
“Se eu puder falar algo, acredito que esse acordo não saia até sexta-feira. Há jogo duro entre as partes, que não abrem mão daquilo que entendem ser de direito de cada um”, disse uma fonte.
A nova previsão é que até a semana que vem o acerto entre Cruzeiro e Minas Arena possa ocorrer.
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, faz uma interlocução entre as partes. Tudo na tentativa de mediar o conflito em prol do acordo.
Na semana passada ocorreu a primeira reunião do Comitê de Esporte, Cultura e Lazer (CECL), na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas Gerais. Nesse encontro, representante dos clubes mineiros, Assembleia Legislativa e Governo do Estado acenaram com a possibilidade de acordo para esta sexta – o que ainda não deve mais ocorrer.
*Da Redação Itatiaia