O mês de maio tem início com a campanha nacional de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes, o Maio Laranja teve início em São Gonçalo do Rio Abaixo com a peça teatral “Abuso não é carinho”, da companhia de teatro Yepocá.
As apresentações da peça serão no Centro Cultural e também nas escolas e vão até dia 10 de maio. Alunos de todas as escolas do município terão acesso a peça que aborda o tema de forma lúdica e envolvente, chamando a atenção das crianças quanto a importância de cuidar do próprio corpo.
A proposta desenvolvida pela Prefeitura, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e Conselho Municipal da Criança e Adolescente desenvolve ainda o segundo concurso cultural “FAÇA BONITO – Proteja nossas crianças e adolescentes”. O concurso possui duas categorias, Frases e Vídeos e é voltado a estudantes do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental II e 1º ao 3º Ano do Ensino Médio das escolas.
Os 10 melhores trabalhos receberão prêmios em sessão solene no dia 26 de maio no Centro Cultural. Os vencedores serão contemplados com smartphones, bicicletas, alexas e outros brindes.
PALESTRA
Também como parte da programação, o Coordenador do Sine de São Gonçalo do Rio Abaixo, Breno Aranda, ministrou palestra, nesta quarta, 3, aos participantes do Projeto Parlamento Jovem da Câmara Municipal com o tema Jovem e Mercado de Trabalho e subtemas: Desenvolvimento e Mercado de Trabalho, Escolaridade e Qualificação Profissional e Jovens em Situação de Vulnerabilidade e Inclusão no Trabalho. Uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola do Legislativo, realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.
Nívia Leles/Acom/PSGRA