Em reunião, secretárias municipais apresentaram o projeto à comunidade; obras do Cras começam já na próxima semana.
Os moradores do Jardim das Oliveiras receberão novos equipamentos públicos para atender as demandas da comunidade. O bairro terá um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), além de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS).
Durante reunião na noite de terça-feira (02/05), as secretárias de Obras e Assistência Social, Elaine Mendes e Nélia Cunha, e a Superintendente de Ações em Saúde, Alice Teixeira, com equipes de Saúde apresentaram o projeto para os moradores e esclareceram dúvidas a respeito das novas unidades.
A construção da sede do Cras Jardim das Oliveiras começa já na próxima semana e terá capacidade para atender 5 mil famílias referenciadas pela Assistência Social, dos seguintes bairros: Bela Vista, Campestre, Cidade Nova, Colina da Praia, Eldorado, Praia, Santa Inês, Jardim das Oliveiras, Juca Rosa, Santa Matilde, Nova Vista, São Pedro, São Francisco, Vila Santa Izabel, Santo Antônio, além das comunidades rurais de Fundão, Ribeirão São José, Laboriaux, Engenho e Oliveira Castro.
O prazo para a entrega do Cras é de 240 dias após a assinatura da ordem de serviço, que será na próxima semana. O valor da obra é de R$1.713.795,02. O terreno que será construído o novo Cras, atualmente, acolhe a quadra do bairro Jardim das Oliveiras. Neste caso, será necessário transferir o equipamento esportivo para outro local já definido: na avenida Mariana, s/n, onde popularmente era conhecido por ser o antigo ferro velho do Getúlio.
Na oportunidade, Nélia Cunha, reforçou sobre a importância dos serviços do Cras para os moradores e da representatividade de uma sede própria para o equipamento público. “Só no bairro Jardim das Oliveiras são 3.590 atendimentos realizados anualmente, além da concessão de 690 benefícios eventuais. Em relação à moeda social Facilita, o bairro tem quase mil famílias beneficiadas e 24 mulheres contratadas pelo Facilita Trabalho, sem contar com as seis que estão em fase de contratação. É significativo termos uma unidade acolhedora, confortável e digna para os moradores”, destacou a secretária.
A construção da UBS Jardim das Oliveiras está em fase de projeto. A proposta é que a unidade tenha capacidade para atender 10 mil usuários, com 12 novos consultórios médicos, farmácia, salas para coleta de sangue e vacinação, consultório odontológico e estacionamento.
Assim, a unidade acolherá quatro equipes de atendimento, a mesma configuração da UBS do Gabiroba, que já está sendo construída. De acordo com a secretária de Obras, Transporte e Trânsito, Elaine Mendes, a expectativa é de que a obra da UBS comece no segundo semestre. “Por se tratar de uma obra que precisa cumprir as peculiaridades da área, como aprovação também da Vigilância Sanitária, o prazo para dar início à licitação é um pouco maior. Porém, a entrega equivale ao que a comunidade merece, uma unidade equipada, aconchegante e com profissionais qualificados”, explicou a secretária.