O Flamengo venceu o Bahia por 3 a 2, na tarde deste sábado (13), na Arena Fonte Nova, em Salvador. O time da casa terminou a partida com nove jogadores, após as expulsões de Rezende e Kanu. Chamou a atenção também o técnico Jorge Sampaoli ter feito todas as substituições, as cinco possíveis, no intervalo.
Destaque para David Luiz , que marcou seu primeiro gol pelo Flamengo, após 76 partidas. Ele estreou em setembro de 2021. O Flamengo chegou aos nove pontos e saltou da 12ª para a quarta colocação, mas isso deve mudar com o decorrer da rodada. De qualquer maneira, o time deixou de vez a parte de baixo da tabela. O Bahia está em 13º, com seis pontos.
Os dois times entraram em campo com três zagueiros, mas parecia que alguns deles tinham ficado no vestiário, principalmente os do Bahia. O mandante dava muito espaço para o Flamengo jogar, algo raro quando a equipe carioca joga, mesmo no campo adversário.
Nos primeiros minutos o Bahia compensou os erros de marcação com um bom toque de bola e se aproximou com frequência do gol de Matheus Cunha, com algum perigo duas vezes. Mas em seis minutos o plano de Renato Paiva ruiu.
Matheus França abriu o placar aos 22 minutos, em jogada ensaiada de cobrança de falta lateral. David Luiz foi quem escorou para o gol do garoto. Seis minutos depois, Gabriel Barbosa fez de pênalti, infração sofrida por Arrascaeta após drible desmoralizante em Vitor Hugo, ex-Palmeiras.
Parecia que o Flamengo ditaria o ritmo a partir daí, mas aí foi a vez da marcação carioca não parar um boa troca de bola baiana, e gol de Biel. Um bonito gol, com chute forte e colocado. Os jogadores do Bahia se animaram, mas aí começaram a reclamar da arbitragem de Paulo Zavonelli.
Primeiro lances de pênalti (que não foram) e depois de uma falta invertida, justamente no terceiro gol flamenguista, marcado por David Luiz, já nos acréscimos.
“Ele está invertendo faltas, não dá”, reclamou o zagueiro Kanu, ao fim da etapa inicial
A revolução de Sampaoli
No intervalo, Jorge Sampaoli fez algo que talvez nunca ninguém tenha feito desde que a Fifa incluiu as cinco substituições, após a pandemia de covid-19 em 2020: todas as alterações de uma vez, inclusive trocando goleiro, colocando Santos e sacando Matheus Cunha — nesse caso o titular sentiu um desconforto muscular. David Luiz também havia reclamado de dores no intervalo.
Ou seja, ele não poderia mais trocar ninguém por 45 minutos, mais os acréscimos. Talvez Sampaoli achava que o jogo estava definido na Fonte Nova e quis poupar jogadores para o confronto de terça-feira (16), clássico contra o Fluminense, pela Copa do Brasil.
Se achou isso, se enganou. Com cinco minutos o Bahia diminuiu, gol de Ademir, seu primeiro pelo clube. O camisa 7 entrou no intervalo, mas só ele, registre-se.
O time da casa ensaiou uma pressão, mas aos poucos os substitutos no Flamengo foram se encontrando e as tentativas do Bahia não levavam perigo. Aos 28 minutos, o zagueiro Rezende, que estava amarelado, foi expulso após falta dura em Wesley.
A expulsão aliviou para o Flamengo, e tudo ficou ainda mais fácil quando Kanu, três minutos depois, também levou o vermelho (deixou o braço em Gabriel Barbosa) e deixou o Bahia com nove jogadores em campo — e nenhum zagueiro, já que Rezende também tinha recebido o vermelho e Vitor Hugo havia saído no intervalo.
Com dois a mais, o Flamengo tentou cozinhar a partida até o final para garantir os três pontos, mas por incrível que pareça ainda levou pelo menos uns três sustos em campo (e ainda teve tempo de um gol anulado de Gabriel Barbosa).
Bahia 2 x 3 Flamengo
Bahia
Marcos Felipe; Kanu, Vitor Hugo (Ademir) e Rezende; Jacaré, Yago Felipe (Acevedo), Thaciano e Matheus Bahia (Ryan); Cauly, Biel e Arthur Sales (Kayki). Técnico: Renato Sampaio
Flamengo
Matheus Cunha (Santos); Fabrício Bruno, David Luiz (Wesley) e Léo Pereira; Thiago Maia (Erick Pulgar), Victor Hugo, Matheus França, (Vidal) Arrascaeta e Ayrton Lucas; Everton Cebolinha (Bruno Henrique) e Gabriel Barbosa. Técnico: Jorge Sampaoli.
Gols
Biel (34min1ºT), Ademir (5min2ºT) para o Bahia
Matheus França (22min1ºT), Gabriel Barbosa (28min1ºT), David Luiz (48min1ºT) para o Flamengo
Cartões Amarelos
Vitor Hugo, Rezende, Ademir, Yago Felipe, Kanu (Bahia), Vidal, Fabrício, Léo Pereira, Ayrton Lucas (Flamengo)
Cartão vermelho
Rezende, Kanu (Bahia)
Público: 47.655 pagantes
Renda: R$ 1.918.299,00
Motivo: sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 13 de maio de 2023, às 16h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Árbitro: Paulo César Zavonelli da Silva-MG
Assistentes: Bruno Boschilia-PR e Marcyano da Silva Vicente-MG
Árbitro de vídeo: Wagner Reway-PB
*Da Redação Itatiaia