O Atlético não deu show, não encantou, mas venceu. Na partida na noite deste sábado (13) pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o Alvinegro derrotou o Internacional por 2 a 0, gols de Vargas ainda no primeiro tempo e Paulinho nos acréscimos do segundo, e chegou aos 10 pontos na competição mais importante do país. Um belo presente para as mamães.
Com o triunfo, o time comandado pelo técnico argentino Eduardo Coudet dorme no G4 da Série A do Campeonato Brasileiro e, pela primeira vez, figura no pelotão de frente da atual edição.
Foi a segunda vitória seguida do Galo no Brasileirão. O time vinha de vitória contra o Cuiabá por 4 a 0, na última quarta-feira (10), na Arena Pantanal, na capital do Mato Grosso, pela quinta rodada.
Homenagem às mães
Antes de a bola rolar no Gigante da Pampulha, a homenagem ao Dia das Mães apareceu na escalação do Atlético. Com uma arte especial, o clube colocou a numeração dos atletas com o nome das respectivas genitoras.
Hulk no banco
Com 23 partidas disputadas na temporada, o atacante Hulk acabou sendo preservado por Coudet e não figurou entre os onze que iniciaram o confronto. Edenilson e Patrick também figuraram entre os suplentes.
Mauricio Lemos fora
Após cumprir suspensão contra o Cuiabá, o zagueiro Mauricio Lemos também não deu as caras no time titular; o uruguaio, inclusive, não esteve nem entre os relacionados.
Conforme apurou a Itatiaia, ele foi preservado, pelo grande número de jogos realizados em sequência.
Gol no início
Cobrado pela principal Organizada do Alvinegro, o atacante Eduardo Vargas aproveitou cruzamento vindo da direita e, de cabeça, abriu o placar no Mineirão, logo aos 2 minutos de jogo.
Gol anulado
Aos 15, o Internacional chegou a empatar a partida com Maurício, após bobeada da defesa atleticana na saída de bola. Porém, o atacante do time gaúcho estava impedido e o tento foi invalidado pela arbitragem.
Grande chance
Aos 23 minutos, Hyoran recebeu bom passe, ficou cara a cara com o goleiro adversário, mas chutou por cima; o camisa 20 desperdiçou grande oportunidade de ampliar o marcador.
Defesa sensacional
Aos 28 minutos, o goleiro Everson fez um verdadeiro milagre. O camisa 22 do Galo defendeu chute potente de Thauan, de fora da área, evitando o empate adversário. Ele foi ovacionado pelos torcedores e chamado de “o melhor do Brasil”.
Segundo tempo
Sem alterações na volta do intervalo, o Atlético seguiu pressionando o Inter nos minutos iniciais, mantendo a tônica da primeira etapa, na qual teve total controle das ações.
Hulk acionado por Coudet
Aos 15 minutos, Coudet chamou Hulk, Edenilson e Patrick. Artilheiro do time em 2023, com 17 gols, o camisa 7 levou a torcida à loucura ao tirar o colete e entrar em campo na vaga de Vargas.
Os dois meios campistas, velhos conhecidos do torcedor do Colorado, entraram nos lugares de Hyoran e Pavón.
Na trave!
Aos 23 minutos, quase veio o gol de empate do Inter. O cabeceio do atacante colorado, porém, parou na trave direita de Everson. Onze minutos depois, Hulk fez boa jogada e deixou Paulinho sozinho com o goleiro, mas o atacante chutou para a defesa de Keiller.
No restante da partida, o Atlético conseguiu administrar a vantagem sem maiores sustos do ataque do Colorado.
Mais um gol
No apagar das luzes, o atacante Paulinho fechou a vitória. Aos 49 minutos, o jogador tabelou com Hulk e tocou na saída de Keiller, dando números finais ao duelo.
Atlético 2 x 0 Internacional
Atlético
Everson; Mariano (Bruno Fuchs, 47min 2ºT), Jemerson, Nathan Silva e Rubens; Rodrigo Battaglia, Matías Zaracho, Hyoran (Patrick, 17min 2ºT) e Paulinho (Igor Gomes, 52min 2ºT); Eduardo Vargas (Hulk, 17min 2ºT) e Cristian Pavón (Edenilson, 17min 2ºT). Técnico: Eduardo Coudet
Internacional
Keiller; Fabricio Bustos (Lucca, 42min 2ºT), Vitão, Gabriel Mercado e Thauan Lara; Matheus Dias (Nico Hernández, intervalo), Rômulo (Gabriel Baralhas, 37min 2ºT), Carlos De Pena, Maurício e Pedro Henrique (Wanderson, 17min 2ºT); Luiz Adriano (Alexandre, 20min 2ºT). Técnico: Mano Menezes
Gols
Eduardo Vargas (3min 1ºT) e Paulinho (49min 2ºT), do Atlético
Cartões Amarelos
Cristian Pavón (7min 1ºT) e Jemerson (44min 2ºT), do Atlético; Alexandre (7min 1ºT), Rômulo (45min 1ºT) e Nico Hernández (27min 2ºT), do Internacional
Motivo: 6ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 13 de maio de 2023 (sábado), 21h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Público presente: 36.080
Renda: R$ 1.013.427,00
Arbitragem: Raphael Claus, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Fabrini Bevilaqua Costa. VAR: Daiane Muniz
*Da Redação Itatiaia