O empresário Reginaldo Calixto, ex-provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), intermediou reunião entre representantes da instituição e o Governo do Estado. A reunião aconteceu na quinta-feira (11/05), no gabinete do secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor. Participaram também: a vice-presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), Patrícia Albergaria Iamin Curi; o provedor do HNSD, Márcio Antônio Labruna; e o diretor executivo do HNSD, Alexandre Silva Coelho.
O objetivo foi apresentar demandas referentes ao novo serviço de nutrição e dietética, com ampliação do refeitório. Na unidade de saúde são produzidas diariamente cerca de mil refeições. Outra necessidade apresentada foi a implantação da unidade coronariana, ferramenta que possibilitará realizar procedimentos de alta complexidade. Os projetos destas duas demandas já estão concluídos, informou a assessoria de Reginaldo Calixto. Fábio Baccheretti orientou o HNSD a complementar os projetos, para ajustar a destinação de recursos.
Será alinhada com a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira para discutir os termos técnicos e normativos. O secretário estadual afirmou que o HNSD tem reais condições de aumentar o volume de cirurgias eletivas, contribuindo assim para reduzir a espera por procedimentos cardíacos, para pacientes da região. Uma meta do Estado. Reginaldo Calixto enfatizou que o credenciamento irá evitar deslocamentos para outras cidades, além de garantir mais rapidez e resolutividade no perímetro municipal.
“Esta proximidade com o governo de Minas é fundamental para Itabira prosperar. Bons projetos e diálogo com as pessoas certas são o caminho para a cidade avançar”, explicou o ex-provedor do HNSD. O atual gestor, Márcio Labruna avaliou a reunião como positiva. “É uma porta que se abriu. Está aberta e vislumbramos excelentes perspectivas. Saímos daqui satisfeitos com a excelente receptividade e disposição do Estado em apoiar para o HNSD avançar,” comemorou o provedor do HNSD. (Por Euclides Éder)