MIMO Festival, conceituado por valorizar o patrimônio histórico e natural com qualidade musical e inovação, um dos maiores eventos culturais gratuitos de música do país, completa 20 anos e chega à Itabira nessa sexta-feira, 19 de maio.
Os ingressos para ingressar na Concha Acústica estarão disponíveis na Plataforma Sympla hoje, quarta-feira, 16/5, a partir das 18h.
Programação vai reunir um mix de artistas brasileiros e internacionais, como Arnaldo Antunes e Vitor Araújo,Simone Mazzer, Don Letts, Jupiter & Okwess e o grupo Gilsons, Orquestra de Câmara da FCCDA, entre outros grandes nomes. Pela primeira vez, será realizado em Itabira, Minas Gerais, de 19 a 21 do mesmo mês. Além de shows, o MIMO contará com workshops, Fórum de Ideias, Mostra de Cinema e Chuva de Poesia.
“Alguns anos vivi em Itabira / Principalmente nasci em Itabira / Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro / Noventa por cento de ferro nas calçadas / Oitenta por cento de ferro nas almas / E esse alheamento do que na vida é porosidade e comunicação / A vontade de amar, que me paralisa o trabalho / vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes / E o hábito de sofrer, que tanto me diverte / é doce herança itabirana / De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço: esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil / este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval / este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas / este orgulho, esta cabeça baixa… / Tive ouro, tive gado, tive fazendas / Hoje sou funcionário público / Itabira é apenas uma fotografia na parede / Mas como dói!” – o poema “Confidência do Itabirano”, de Carlos Drummond de Andrade, que completaria 120 anos em 2022, é o mote que traz a inspiração para a continuação das comemorações, com os 20 anos do MIMO Festival, em 2023. O evento, um dos maiores festivais gratuitos de música do país, acontece pela primeira vez na cidade natal do saudoso poeta, de 19 a 21 de maio de 2023, em uma parceria com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, em parceria com a Prefeitura de Itabira e o apoio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Vinte anos de história, com 57 edições, em mais de 12 cidades no Brasil e na Europa, assistido por um público superior a 2 milhões de pessoas ávidas por ouvir ou descobrir o melhor da música nacional e mundial. Sempre com entrada gratuita, esse é o MIMO Festival. Evento que tem como marca principal propiciar a liberdade artística, livre de algemas, valorizando a memória e trazendo a inovação sonora. Já realizou mais de 500 shows em mais de cinco mil horas de música, sempre em busca de ocupar o patrimônio histórico e natural das cidades por onde passa, mantendo a qualidade musical como referência.
Cerca de quatro mil músicos já passaram pelo festival, em concertos memoráveis e de grandes artistas, como Chick Corea, Herbie Hancock, Gilberto Gil, Buena Vista Social Club, Tom Zé, Hermeto Pascoal, Emicida, BaianaSystem, Salif Keita, Egberto Gismonti, Didier Lockwood, Amadou e Mariam, Madredeus, Ibrahim Maalouf, Criolo, Toninho Horta, Elza Soares, Chucho Valdés, Pat Metheny, Ron Carter, Jards Macalé, Baby do Brasil, Emir Kusturica, Richard Bona, Egberto Gismonti, Oumou Sangare, Teresa Salgueiro, Liniker com as Baias e a Cozinha Mineira, Richard Galliano, Guinga, João Bosco, Hamilton de Holanda, Isaac Karabtchevsky e Nelson Freire, entre músicos de todo o mundo. Atrações internacionais, hoje consagradas, foram destacadas no MIMO, como o britânico multi-instrumentista Jacob Collier, o trompetista Ibrahim Maallouf e a londrina Ala.Ni. No festival, os artistas podem ser vistos de muitas formas, além do palco, como nas telas do cinema, em workshops e no Fórum de Ideias, trocando experiências com o público.
O evento já contou com edições inesquecíveis para muito além das famosas ladeiras de Olinda, que sediou a primeira edição. Ouro Preto e Tiradentes (MG), Paraty (RJ), Recife (PE), João Pessoa (PB), São Paulo, Serra (ES), São Francisco do Sul (SC) e Rio de Janeiro já abrigaram o festival. Além das cidades históricas brasileiras, o festival acontece desde 2016 em Portugal, e passou por cidades como Amarante e Porto. Em 2017, O MIMO dedicou edição com o line up composto apenas por mulheres e trans, mostrando o tom vanguardista do festival, reconhecido por trazer ao público artistas mundialmente famosos e outros que muitas vezes são desconhecidos do grande público. Na edição de 2015, a cantora Iza, por exemplo, fez uma apresentação no Forte Defensor Perpétuo, em Paraty, onde cantou clássicos do jazz e da MPB. Já o Prêmio MIMO de Música revelou talentos que hoje são artistas consagrados, como o violonista João Camarero, integrante da banda de Maria Bethânia, e nomes como os pianistas Amaro Freitas e Antonio Guerra.
A comemoração dos 20 anos contará com espetáculos em patrimônios históricos e naturais, Chuva de Poesia e outras ações educativas, proporcionando uma interatividade entre os artistas e o público, uma vez que a troca de experiências sempre foi uma proposta do MIMO. Mais de 30 mil alunos foram beneficiados na Etapa Educativa do festival, em cerca de 600 horas de aula.
“É um desafio e um prazer enorme realizar cada edição do MIMO, pois, além da importante colaboração dos patrocinadores, é preciso muita dedicação e assertividade. Manter um evento gratuito com esta qualidade artística, oferecendo o que há de mais interessante na cena musical do Brasil e do mundo na atualidade – sejam as novas tendências ou artistas consagrados – requer perseverança e muito suor, meu e de toda a equipe. Só sei dizer que amo o que faço e que é revigorante demais ver o resultado final: como a plateia pulsa, reage e é contagiada pela energia única que só o MIMO proporciona”, afirma Lu Araújo, idealizadora e diretora do MIMO Festival.
O evento, um dos maiores festivais gratuitos de música do país, vai acontecer em São Paulo, entre os dias 12 e 14 de maio, tendo a B3, a bolsa do Brasil, como patrocinadora master e o Banco Itaú Unibanco como patrocinador. Irá pela primeira vez para Itabira, cidade natal do poeta Carlos Drummond de Andrade, de 19 a 21 de maio, apresentado e com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, em parceria com a Prefeitura de Itabira. Nos dias 16 e 17, o Rio de Janeiro vai abrigar uma versão pocket do charmoso festival, com o patrocínio do Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura e Programa de Fomento à Cultura Carioca – FOCA. As apresentações musicais vão ocupar a Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca, no dia 16, data em que o espaço completa dez anos, numa comemoração digna de um dos mais belos complexos culturais da cidade maravilhosa, com continuidade no dia 17, quando acontecerá a Mostra de Cinema no Estação NET Botafogo. O MIMO conta ainda com o apoio da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français.
MIMO Festival Itabira, em Minas Gerais, será realizado pela primeira vez na cidade de Drummond. Gilsons é uma das atrações do evento
Carlos Drummond de Andrade completaria 120 anos em 2022 e as festividades em torno dele seguem à toda. Este é o mote que traz a inspiração para o início da comemoração dos 20 anos do MIMO Festival na cidade natal do poeta. O evento, um dos maiores festivais gratuitos de música do país, acontece pela primeira vez em Itabira, entre os dias 19 e 21 de maio de 2023, em uma parceria com o Instituto Cultural Vale, a Prefeitura de Itabira e o apoio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Entre as atrações confirmadas, estão Arnaldo Antunes e Vitor Araújo, Simone Mazzer, Don Letts, Jupiter & Okwess e o grupo Gilsons, Orquestra de Câmara da FCCDA, entre outros grandes nomes. Os shows serão no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e na Concha Acústica, enquanto o concerto do violonista português Manuel de Oliveira será na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.
Além dos shows, o MIMO Festival em Itabira contará com workshops, Fórum de Ideias, mediado pela jornalista Chris Fuscaldo, Mostra de Cinema, Chuva de Poesia e um Roteiro Afetivo, que terá como ponto de encontro a Casa do Brás e uma visita guiada pelo Centro Histórico de Itabira, conduzida por jovens integrantes do programa sócio-cultural Drummonzinhos.
A Mostra de Cinema trará filmes com temática musical, como “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um sofredor”, dirigido por Alfredo Manevy, no Cinemax. Programação completa no link mais abaixo.
A Chuva de Poesias, em Itabira, acontecerá nos dias 20 e 21 de maio na Casa de Carlos Drummond de Andrade, também com poemas de mulheres que fazem parte da história da literatura, como Alice Ruiz, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Ana Cristina César, Adriana Versiani dos Anjos e Ana Martins Marques.
“Para Itabira é uma felicidade imensa receber o MIMO, esse projeto que percorre grandes centros do Brasil. Somos a terra de Drummond, a terra da poesia e a cultura é fundamental para o presente e para o futuro da nossa cidade. Receber um evento dessa envergadura é a prova de que estamos no caminho certo. Itabira está de braços e coração abertos para receber todas as oportunidades que o MIMO pode proporcionar. Que seja apenas a primeira de muitas outras edições que virão”, afirma o Prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage.
Para garantir a entrada na Concha Acústica será necessário a retirada de ingressos na plataforma Sympla – no link –https://www.sympla.com.br/produtor/mimofestival