O Cruzeiro enfrenta o Grêmio nesta quarta-feira (17), na Arena, em Porto Alegre, às 19h30 (de Brasília), no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O encontro é uma reedição de partidas memoráveis que as duas equipes já fizeram na competição. Lembrando que a Raposa tem seis títulos no mata-mata, contra seis do Tricolor Gaúcho.
O confronto com o Grêmio será o terceiro do técnico Pepa no comando do Cruzeiro na Copa do Brasil. O treinador celeste está em alta, de bem com a torcida e com os resultados, já que ocupa a parte de cima da tabela no Campeonato Brasileiro: na quarta colocação com 12 pontos em seis jogos (66% de aproveitamento).
Já o Grêmio passa por um período de contestação no que diz respeito ao desempenho do time nas partidas. O técnico Renato Gaúcho tenta encontrar a melhor forma de fazer a sua equipe evoluir. O Tricolor de Porto Alegre é o 11º colocado no Brasileirão com oito pontos em seis jogos (44% de aproveitamento).
Grêmio
Para o duelo contra o Cruzeiro, o Grêmio terá o retorno do lateral-direito Fábio, recuperado de uma ruptura parcial do ligamento talofibular do tornozelo esquerdo. Ele sofreu a lesão antes do empate com o Bragantino, pela 4ª rodada do Brasileirão. O jogador participou normalmente dos últimos treinamentos com bola e deve retornar à titularidade.
O volante Carballo e o meia Bitello também foram relacionados. Os dois passaram a ser dúvidas após o técnico Renato Portaluppi falar sobre as lesões de cada jogador. A presença do trio havia sido confirmada pelo treinador já na coletiva da manhã desta terça-feira (16), em Porto Alegre.
Por outro lado, o goleiro Adriel e o lateral-esquerdo Diogo Barbosa não foram relacionados para o compromisso. O arqueiro e o defensor ficaram de fora da lista por opção técnica.
Cruzeiro
Nesta terça-feira (16), o Cruzeiro divulgou a lista de relacionados sem o meia Mateus Vital, que se recupera de uma lesão no adutor da coxa direita. Como ele não enfrentou o América no fim de semana, a equipe cruzeirense terá os mesmos atletas à disposição na capital gaúcha.
No clássico diante do Coelho, o atacante Henrique Dourado começou no lugar de Gilberto. Enquanto o ‘Ceifador’ abriu o placar, o camisa 21 entrou no segundo tempo e fez dois gols. A tendência é que o centroavante recupere a titularidade contra o Grêmio.
GRÊMIO X CRUZEIRO
GRÊMIO – Gabriel Grando; Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Bitello, Cristaldo e Vina; Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.
CRUZEIRO – Rafael Cabral; William, Luciano Castán, Lucas Oliveira e Marlon; Ramiro, Neto Moura e Filipe Machado; Wesley, Bruno Rodrigues e Gilberto/Henrique Dourado. Técnico: Pepa.
Motivo: Jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Data e horário: 17 de maio de 2023, às 19h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA/SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
*Da Redação Itatiaia