Com sobras, o Atlético venceu o Corinthians por 2 a 0 no Mineirão e abriu vantagem nas oitavas da Copa do Brasil. A vitória atleticana foi a 100ª do clube desde que o estádio foi reaberto, em 2013. A atuação do time teve números parecidos com o Manchester City, finalista da Champions League e considerado hoje o melhor clube do mundo.
A vitória de número 100 veio no jogo 154 do Atlético no novo Mineirão, o que mostra um excelente retrospecto no estádio. Ao todo, o clube ainda tem 28 empates e 26 derrotas. Foram 283 gols marcados, o que dá uma média de 1,8 gol por jogo, e 127 gols sofridos, média de menos de um gol por jogo.
A partida do Atlético contra o Corinthians marcou para muitos a melhor do time no ano, como citou Edenílson, meia do Galo: “Com todo respeito a equipe do Corinthians, ainda ficou pouco. Eu, que estava de fora, foi o melhor jogo que a nossa equipe fez, por produzir e por personalidade de jogar”. As estatísticas do duelo confirmam o domínio atleticano:
Atlético x Corinthians
Posse de bola: 75% x 25%
Chutes (ao gol): 21 (8) x 3 (0)
Grandes chances: 3×0
Passes (certos): 687 (623) x 236 (155)
Os números da partida do Atlético se aproximam do que o Manchester City, considerado hoje o melhor do time do mundo, faz em seus jogos. Na semifinal da Champions League contra o Real Madrid, que também aconteceu nesta quarta (17), o time inglês teve um primeiro tempo avassalador e, em certo momento, os espanhóis tinham menos toques na bola do que minutos jogador.
Manchester City x Real Madrid – 1° tempo
Posse de bola: 72% x 28%
Chutes (ao gol): 13 (5) x 1 (0)
Grandes chances: 4 x 0
Passes (certos): 352 (317) x 137 (98)
No segundo tempo, o City, que já tinha a classificação encaminhada com o 2 a 0 no placar, tirou um pouco o pé e o jogo se equilibrou mais. Mesmo assim, o clube de Manchester ainda marcou dois gols no fim e o duelo terminou em 4 a 0.
Outra característica do Manchester City é fazer gols em jogadas construídas com calma e que passam por todo o time. O segundo gol do Atlético contra o Corinthians foi assim. O Galo ficou com a bola por 2 minutos e 22 segundos, trocando 51 passes até Paulinho empurrar a bola para as redes.
Embalado, o Atlético volta a campo já neste sábado (20), contra o Coritiba, fora de casa. Na sequência, encara outro paranaense, o Athletico, mas pela Copa Libertadores, na terça (23), no Mineirão.
*Por Portal Hoje em Dia