Evento discutiu os desafios para a universalização do saneamento ambiental e a sustentabilidade.
Entre os dias 22 e 24 de maio, servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira estiveram presentes no 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental — o congresso da Abes, realizado em Belo Horizonte. O evento discutiu os desafios para a universalização do saneamento ambiental e a sustentabilidade.
Ao todo, 24 servidores do Saae de Itabira tiveram a oportunidade de participar do congresso. A presidente da autarquia, Karina Rocha Lobo, comentou sobre a importância do evento e a oportunidade dada aos servidores itabiranos. “O congresso ocorreu em um momento oportuno para o saneamento do Brasil, em que muito se discute o Marco Legal do Saneamento, que tem a meta ambiciosa de atendimento de 99% da população com água potável e de 90% da população com coleta e tratamento de esgotos até 31 de dezembro de 2033”.
“Levamos para o congresso servidores dos mais diversos setores do Saae de Itabira: diretores, gerente, supervisor, coordenadores, engenheiro, operadores, servidores do laboratório, do almoxarifado, do planejamento e controle… O network é importante para lidarmos com os desafios do dia a dia. E o que vimos é que muitas cidades e estados enfrentam os mesmos desafios que temos em Itabira, o que muda é a dimensão da situação”, afirmou Karina Lobo.
Com a participação de milhares de pessoas por dia, o evento contou com a presença das mais importantes autoridades do país, entre os quais o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, e o secretário nacional de Saneamento, Leonardo Picciani, e representantes das associações e empresas do setor de saneamento.
“O 32º Congresso da Abes teve como tema principal a universalização dos serviços de saneamento. Sendo assim, nós, representantes de prestador de serviços de saneamento temos como missão a busca pela eficiência e ampliação da capacidade de investimentos de nossas empresas. Pelo que se pode perceber pelos painéis apresentados é que o caminho para alcance das propostas do Novo Marco de Saneamento é árduo, mas que tem muita gente interessada e trabalhando para que isso aconteça, principalmente nas grandes Companhias do país”, ponderou a diretora administrativo-financeira, Maria Edduarda Oliveira Fonseca.
De forma simultânea ao congresso, aconteceu a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – Fitabes, em edição ampliada, com novidades em tecnologia e inovação.
“A participação no congresso e na feira da Abes permitiu um grande ganho de experiências, conhecendo iniciativas inovadoras do ponto de vista da sustentabilidade, eficiência no saneamento, redução de perdas, consumo energético, dentre outras. Foi possível também conhecer novas tecnologias aplicadas nos processos de distribuição de água e recolhimento de esgoto, principalmente no setor de manutenção, ideias estas que permitem elevar a vida útil das instalações. O intercâmbio com outros prestadores de serviços de saneamento possibilitou conhecer formas de atuação diversas, contribuindo com a melhoria contínua dos serviços do Saae de Itabira”, destacou o diretor técnico-operacional, Júlio Isamel Saldanha.
“Foi um grande privilégio poder participar do congresso da Abes. Pude aprimorar minhas capacidades técnicas para servir melhor o município. Agradeço o Saae de Itabira pela oportunidade de ter estado neste importante evento”, comentou o engenheiro civil, Ediney Oliveira de Almeida.