Promovido pela Prefeitura e desenvolvido pela Vigilância Sanitária Municipal, como parte das atividades de educação em saúde, o evento acontece na sexta-feira (2/06) com o objetivo de orientar produtores, comerciantes e consumidores.
A produção de alimentos exige um rigoroso cuidado durante todo o processo. Afinal, muitas doenças transmitidas por alimentos são causadas pela ingestão de comidas e água contaminadas, muitas vezes, por bactérias, fungos, vírus e outros parasitas que colocam em risco a saúde do consumidor. Pensando nisso, a Prefeitura de Itabira promove na sexta-feira (2/06) o I Encontro de Boas Práticas de Fabricação e Comercialização de Queijo Minas Artesanal. O evento é desenvolvido pela Secretaria de Saúde/ Vigilância Sanitária Municipal, em parceria com a Emater, IMA e Sindicato Rural de Itabira.
Durante o encontro, serão apresentadas as boas práticas de higiene e qualidade, dentro das normas sanitárias, desde a ordenha do leite até o processo final da produção: o queijo maturado. Por meio de palestras, o evento abordará ainda temas como a identidade do produto, registro de queijarias no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), identificação de rótulos falsos, a importância do produto regularizado e a qualidade dos produtos disponíveis no comércio de Itabira e região.
Os queijos são produtos altamente manipulados e estão sujeitos à contaminação de diferentes procedências, o que pode levar a ocorrência de intoxicação e infecções alimentares, bem como a doenças como tuberculose e brucelose. Tudo isso pode ser agravado quando os produtos são processados sem o emprego das boas práticas de fabricação. Assim, “os queijos devem ser processados utilizando técnicas que assegurem a qualidade e os critérios estabelecidos pela Vigilância Sanitária”, ressalta o fiscal da Vigilância Sanitária de Itabira, Ronaldo de Paula.
Programação
O I Encontro de Boas Práticas de Fabricação e Comercialização de Queijo Minas Artesanal acontece na próxima sexta-feira (2), das 13h às 17h30, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Voltado para produtores, comerciantes e consumidores, o evento disponibilizará certificados aos participantes. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3839-2675 ou na FCCDA no dia do encontro. Após as palestras, o público poderá degustar queijos artesanais premiados na França.
Confira:
13h às 13h30 – Credenciamento
13h30 às 13h40 – Abertura
13h40 às 14h10 – Boas Práticas de Ordenha e Higiene – Leite e Queijaria, com Erick Flores (Assistente Técnico/ Ciência e Tecnologia de Laticínios e coordenador Estadual de Queijos Artesanais Emater-MG)
14h10 às 14h50 – Maturação de Queijo Minas Artesanal, com Elmer Ferreira (especialista em Maturação de Queijo Minas Artesanal, autor do Portal do Queijo)
14h50 às 15h20 – Registro de Queijos no IMA, com Lucas Queiroz (Técnico em Agropecuária/ Fiscal Assistente Agropecuário)
15h20 às 16h – Comercialização, Rastreabilidade e Identificação de Rótulos, com Ronaldo de Paula (Fiscal da Vigilância Sanitária de Itabira)
16h às 16h40 – Espaço para testemunho de produtores
16h40 às 16h45 – Encerramento
16h45 às 17h30 – Coffee Break, degustação e entrega de certificados