A Justiça do Trabalho negou, nesta quinta-feira (2) o recurso pedido pelo Cruzeiro sobre a reintegração do volante Henrique. Sendo assim, a decisão anterior que define pela volta do jogador ao elenco ainda é válida. O prazo para que o jogador volte ao Cruzeiro vence na próxima segunda-feira (5).
- Clique e siga os novos canais exclusivos de esporte da Itatiaia: Twitter, Instagram e Facebook.
O Cruzeiro entrou com o recurso junto ao Tribunal Regional do Trabalho visando cassar a decisão da reintegração. No entanto, o recurso foi extinto. No entendimento da Justiça, o jogador tem o direito da reintegração.
Isso porque, antes da liminar, foi feita perícia no jogador que comprovou a lesão enquanto ele ainda era jogador do Cruzeiro. A decisão, por enquanto, mantém a decisão de reintegração.
“O perito oficial apontou a ocorrência de acidente de trabalho típico, em 23/08/2020, que ocasionou a incapacidade laboral até o final da temporada de 2022, estando o litisconsorte, atualmente, apto para voltar às suas atividades, durante a temporada de 2023″, diz parte da decisão.
Nesse contexto, a dispensa 31/12/2021 é nula, porque ocorrida enquanto o mesmo ainda se encontrava inapto para as atividades profissionais”, completa.
O descumprimento da medida, que obriga o Cruzeiro a pagar ao jogador os mesmos salários do último contrato, poderá causar multa diária de R$ 10 mil ao clube celeste.
Entenda o caso
Henrique ajuizou ação na Justiça do Trabalho em agosto de 2022, quando pediu a reintegração ao Cruzeiro. Num primeiro momento, o pedido foi negado. O meio-campista alega que o clube precisava ajustar o período do vínculo, uma vez que ainda estava em tratamento de lesão quando seu contrato se encerrou, no fim de 2021.
Depois do rebaixamento do Cruzeiro, no fim de 2019, o meio-campista foi emprestado ao Fluminense. Ele retornou à Toca da Raposa, II ainda em 2020 para jogar à Série B. No entanto, ele não se firmou na equipe, muito em função dos problemas recorrentes no joelho.
Em junho de 2020, Henrique sofreu acidente de carro em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O veículo do volante, um Range Rover, despencou de um penhasco no Mirante Jatobá, na estrada para o distrito de Casa Branca.
Henrique no Cruzeiro
Henrique chegou ao Cruzeiro em 2008 e disputou 524 jogos pelo Cruzeiro, sendo 505 oficiais. Ele marcou 27 gols. Desde então, o volante conquistou dez títulos com a camisa azul: dois Campeonatos Brasileiros (2013 e 2014), duas Copas do Brasil (2017 e 2018) e seis Campeonatos Mineiros (2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019).
*Da Redação Itatiaia