Oito comunidades foram beneficiadas com investimentos na ordem de aproximadamente R$ 1,5 milhão.
O saneamento está diretamente ligado à qualidade de vida da população. Em Itabira, um projeto intersetorial, que envolve o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e parceiros, leva saneamento básico às comunidades rurais. Entre março de 2022 e abril de 2023, 297 biodigestores foram instalados gratuitamente nas comunidades de Areias(, Biboca, Bateias, Cabral, Jambreiro, Boa Esperança, Palmital e Turvo por meio do Programa de Saneamento Rural – Desenvolvendo Comunidades. O investimento feito pelo Saae foi de R$ 1.495.646,47.
As comunidades atendidas foram definidas com base em um estudo feito pelo Saae onde foram analisadas a situação atual da captação, tratamento e distribuição de água, tratamento e a destinação do esgoto doméstico.
“Encontrar alternativas que favoreçam e melhorem a vida das famílias rurais sempre foi um desafio. Estamos comprometidos com a sustentabilidade ambiental e a preservação dos recursos naturais. Pelo Programa de Saneamento Rural – Desenvolvendo Comunidades instalamos 297 soluções individuais que já estão em pleno funcionamento, garantindo o tratamento do esgoto das famílias beneficiadas. Além de proteger rios e outros mananciais do despejo de dejetos domésticos, o programa almeja também a proteção da saúde pública e a qualidade ambiental para toda a região contemplada”, explicou a diretora-presidente do Saae de Itabira, Karina Rocha Lobo.