A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo dá continuidade ao Plano de Manejo da Estação Ambiental Peti. Uma equipe de biólogos do Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (Igtech), acompanhados da engenheira florestal da Secretaria de Meio Ambiente, Vanessa Emília Ferreira, realizaram levantamentos de campo no processo de Elaboração do Plano de Manejo da Estação. Os trabalhos continuam com mais uma etapa de levantamentos “in loco” ainda este mês.
O Plano de Manejo é uma ferramenta fundamental para orientar todas as atividades realizadas nessa área, visando a conservação dos ecossistemas, a proteção da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos.
Entre as funções de um plano de manejo está a definição de indicadores e metodologias para o monitoramento dos recursos naturais e dos processos de gestão, inclui estratégias e programas de educação ambiental para conscientizar e envolver a população local e visitantes sobre a importância da conservação da unidade de conservação. Além disso, ele incentiva a realização de pesquisas científicas para ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade, os processos ecológicos e os impactos das atividades humanas.