A retomada dos jogos após pausa da Data Fifa será mais uma oportunidade para o América deixar a zona de rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro. Em 18º na tabela, o Coelho vai a Porto Alegre enfrentar o Grêmio pela 11ª rodada, nesta quinta-feira (22).
Deixar o Z4, entretanto, será missão um pouco mais complexa para a equipe americana nesta rodada. Isso porque, além de contar com uma combinação de resultados, o Coelho precisará de algo que não conseguiu em dez anos: vencer um jogo na Arena do Grêmio.
Desde a inauguração do estádio tricolor, no fim de 2012, foram quatro visitas americanas, com três derrotas e um empate. Nos confrontos, o América sofreu seis gols e marcou apenas um.
Das 19 vezes em que as equipes se enfrentaram na história, o Coelho venceu apenas quatro, sendo uma em Porto Alegre. Em 1992, a equipe americana levou a melhor por 1 a 0 no antigo estádio Olímpico, pela Série B do Brasileirão.
Empates marcam histórico recente
Nos últimos dez jogos entre Grêmio e América, o empate foi o resultado mais comum, acontecendo seis vezes. Os gaúchos venceram três partidas e os mineiros apenas uma – justamente a mais recente, em novembro de 2021, pela Série A.
No Independência, em Belo Horizonte, o América venceu por 3 a 1 em partida da 32ª rodada. Semanas depois, o Grêmio era rebaixado à segunda divisão.
*Da Redação Itatiaia