Após anos de reivindicação por parte da diretoria, estudantes e professores da Unifei e também de moradores da região, novos ônibus foram disponibilizados, principalmente, nos horários de pico e a noite.
A preocupação com a administração do transporte público é uma constante na atual gestão municipal. Para tanto, várias estratégias têm sido adotadas com o intuito de melhorar o serviço prestado e garantir o direito de ir e vir do cidadão. Após várias reuniões entre a Superintendência de Transporte e Trânsito (Transita), a diretoria da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus Itabira e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), um novo quadro de horário já está em funcionamento. E ainda, existe a previsão de aumentar mais o número de viagens para o segundo semestre letivo de 2023 para atender uma demanda antiga. A ação que vai permitir mais mobilidade e qualidade de vida aos estudantes e a população em geral.
O principal objetivo, de acordo com a Transita, foi melhorar o fluxo de pessoas no Campus no fim da tarde e durante a noite, o que oferece melhores condições para que a universidade oferte disciplinas no período noturno. Essa ação traz benefícios diretos como, a melhoria das condições para que os universitários continuem utilizando os equipamentos da universidade fora do período de aula e a aumenta a possibilidade dos alunos entrarem no mercado de trabalho, pois a grade diurna é o principal fator contrário à absorção dos estudantes em programas de estágio. Essa questão foi discutida com empresários do município. Já um benefício indireto é a diminuição da pressão sobre o transporte nos horários de pico, ao dispersar os horários de aula.
Ainda, um benefício indireto dessa mudança é a diminuição da pressão sobre o transporte nos horários de pico, melhorando o atendimento da comunidade geral da região.
Uma das solicitações da Unifei era que o transporte atendesse as entradas e saídas de aula e ampliasse o número de ônibus no período noturno. Foi pontuado pela diretoria que a universidade tem uma ociosidade noturna relevante, com dificuldades de inserção de novas atividades no campus. Com a estratégia adotada, ainda no primeiro semestre, com a readequação do quadro de horários e aumento do número de transporte as necessidades da universidade serão atendidas.
“Estou na Unifei desde 2008 e a demanda por mais linhas de ônibus, por mais horários e trajetos sempre foi uma constante e a gente não era atendido. Temos a necessidade de usar mais o campus a noite e já adianto que estamos buscando espaços, salas de aula para os alunos ficarem até mais tarde pesquisando e trabalhando. Vamos mostrar para os docentes, diretores de unidade que podemos ampliar as disciplinas para aulas a noite”, explicou Gilberto Duarte Cuzzuol, diretor geral do campus Unifei Itabira.
O diretor da Unifei ainda completou, “a nossa proposta é tornar mais acessível o nosso campus”.
Transita amplia horários de ônibus para atender Unifei e bairros adjacentes
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, Vinícius Rocha alega: “A Prefeitura de Itabira reforça a parceria com a Unifei, trabalhando em conjunto para o desenvolvimento de um ecossistema robusto, dando protagonismo aos diversos atores”.
A Transita ressalta que está disponível para o cidadão itabirano o aplicativo Kdê Bus, uma ferramenta que auxilia no planejamento de viagens, onde é possível acompanhar em tempo real o trajeto do ônibus, avaliar itinerários e favoritar as linhas que mais usa.
O novo quadro de horários já está valendo. Confira os horários atualizados no link abaixo: https://bit.ly/maisonibusunifei
1 comentário
PRECISA DE MAIS LINHAS DO CENTRO PARA VILA PACIENCIA E VILA CISNE. JUSTO PARA A GARAGEM DOS ONIBUS E ENDEREÇO DA CISNE. OS MORADORES TEM Opção Para DESCER OS MORROS, MAS PARA VOLTAR SUBINDO NAO TEM.ATE OS FUNCIONARIOS SOBEM E DESCEM A PÉ DURANTE DIA E A NOITE.