O América pode puxar na memória um bom incentivo para vencer o Grêmio nesta quinta-feira (22), às 19h, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro. Há 31 anos, em 1992, o Coelho conquistava a primeira e última vitória contra o time gaúcho fora de casa.
O time alviverde bateu a equipe gaúcho no antigo e histórico estádio Olímpico, por 1 a 0, com gol do meia Flávio Lopes, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Um dos jogadores que estiveram em campo foi o atacante Euller, o Filho do Vento, um dos ídolos da torcida americana.
O triunfo mostrou a força de recuperação americana na época. Após a partida, Euller exaltou a força do grupo e destacou a importância de vencer os gaúchos. O Alviverde finalizou na segunda colocação no Grupo D, com 18 pontos, em seis vitórias conquistadas.
Na ocasião, o América comandado pelo técnico Procópio Cardoso, entrou em campo com: Milagres; Amarildo, Marins, Ricardo e Ronaldo; Lelei, Taú, Flávio Lopes; Euller, Róbson e Casagrande.
Já o Grêmio, comandado pelo técnico Valdir Espinosa, iniciou a partida com: Emerson Ferretti; Chiquinho, João Marcelo, Vilson e Lira; Jandir, Caio, Pino e Alcindo; Sinval e Tico.
Histórico de confrontos
Ao longo da história, a equipes disputaram 19 jogos oficiais, sendo o primeiro pelo Brasileiro 1971, no Mineirão, que terminou empatado por 0 a 0. Já o último, foi pela Série A de 2021, quando o América venceu, por 3 a 1, no Independência. No geral, são oito vitórias do time do sul, quatro do Alviverde e sete empates.
*Por O Tempo