O Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente prendeu, nessa quarta-feira (21/06), 20 pessoas suspeitas de extrair ilegalmente de minério de ferro na Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
As prisões ocorreram como parte da operação “Piedade”, elaborada a partir do monitoramento do serviço de inteligência da Polícia e teve como objetivo combater a atividade ilegal na região.
Militares do 6º pelotão do Grupo Especial de Policiamento Ambiental (Gepam) foram até o ponto de extração e encontraram os suspeitos. Além dos 20 presos, foram apreendidos 15 caminhões, uma retroescavadeira, dois veículos de passeio, vários celulares, materiais de registro e controle de carga e uma máscara.
Segundo os militares, o grupo atuava em local de difícil acesso, com funções muito bem divididas entre motoristas, controladores de tráfego, carregadores e olheiros. Eles confirmaram aos policiais que não possuíam autorização para a extração do mineral e que foram contratados para realizarem o transporte do material.
“É uma organização criminosa. Um grupo extremamente organizado. As pessoas tinham funções pré-definidas. Alguns eram responsáveis pela carga do caminhão, outros pela extração por meio da pá carregadeira e outros por olhar a movimentação. Esses olheiros estavam distantes do local, aproximadamente 6 quilômetros de onde ocorria a extração”, afirmou o tenente Joiner Dornelas.
Os suspeitos foram encaminhados à sede do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente para providências iniciais e, posteriormente, à Polícia Federal para os procedimentos cabíveis.