Produtores de eventos de Belo Horizonte negociam, junto à Minas Arena, o futuro de diversos shows que estavam previstos para acontecer no gramado do Mineirão, neste segundo semestre, e que poderão mudar de local.
Como revelou reportagem da Itatiaia nesta quinta-feira (22), a concessionária que administra o estádio decidiu rever o calendário de eventos nos próximos meses após pressão tanto dos clubes de futebol como do Governo de Minas. Dentre as reclamações, além do calendário marcado por apresentações de artistas – que limitavam o número de partidas de futebol aos fins de semana -, estão também a qualidade do gramado do estádio.
Quem se programou para ir ou mesmo comprou ingresso para shows marcados para a parte interna do Mineirão deve ficar de olho nas próximas semanas.
Veja o que sabemos sobre o calendário de shows em Belo Horizonte:
Grupo Sorriso Maroto
Marcado para 22 de julho, o show “Só as Antigas”, da banda de pagode Sorriso Maroto estava previsto para acontecer no gramado do Mineirão, mas foi transferido para o Mega Space, em Santa Luzia na região metropolitana de Belo Horizonte.
Os artistas chegaram a vir a Belo Horizonte para conhecer as instalações do Mineirão, que receberia uma versão “premium” da apresentação do grupo. No entanto, com a proximidade do segundo semestre, a S4 Entretenimento foi procurada pela Minas Arena e informada que o show não poderia mais ser realizado no gramado do Gigante da Pampulha. Por causa das dimensões, a empresa não quis manter o evento na esplanada do estádio.
Para não cancelar a atração e prejudicar os fãs, a produtora transferiu o evento para o Mega Space, área de shows que fica em Santa Luzia, na grande Belo Horizonte. Apesar da mudança de localização, os empresários garantem que o evento continua registrando boas vendas de ingressos. Há possibilidade, inclusive, de lotação máxima. O show não sofreu alteração de data e está mantido para o dia 22 de Julho.
Produtor critica Minas Arena
Responsável pela produção do show do Sorriso Maroto, o produtor Júlio Ramos diz que não há mais segurança para a realização de um projeto no estádio.
“Desde que começaram esses problemas com a Minas Arena, não há mais segurança para fazer nenhum grande projeto no espaço. Imagina a loucura que foi a gente pegar um projeto desse tamanho e mudar para outro espaço, onde a gente já tinha um planejamento. Esse evento estava marcado há quase 2 anos e a Minas Arena não se posicionava. Como a gente trabalha com um evento desse tamanho, com tamanha insegurança?”, questiona.
Tardezinha, de Thiaguinho
O evento “Tardezinha”, comandada pelo pagodeiro Thiaguinho está com data marcada para 29 de julho. Uma reunião está sendo realizada na noite desta quinta-feira (22), para decidir o futuro do evento.
O projeto “Tardezinha” é considerado um dos projetos de maior sucesso da carreira do cantor, ex-vocalista do Exaltasamba. O evento atrai uma multidão de público por onde passa.
Questionadas pela Itatiaia, a produtora “Na Sala” e a “Minas Arena” não confirmaram se o evento será realizado no gramado do estádio ou se será transferido para outro local. Ambas as partes confirmam que a decisão está “sob análise”.
Ana Castela, Gustavo Mioto e Kvsh
Já o evento que reunirá Ana Castela, Gustavo Mioto e DJ Kvsh no dia 5 de agosto será transferido do gramado do Mineirão para o espaço de eventos Star 415, em Nova Lima, na região metropolitana.
Revelação do estilo chamado de agronejo, uma derivação mais moderna do sertanejo, a cantora Ana Castela teve a apresentação comprometida pelas mudanças promovidas pela Minas Arena. À Itatiaia, a produtora Nenety Eventos confirmou que foi procurada pela administradora do Mineirão e informada que os shows não poderiam mais ser realizados no gramado do estádio.
A Nenety precisou transferir as apresentações da artista, do cantor Gustavo Mioto e do DJ Kvsh para Nova Lima.
Roger Waters – 8 de novembro (mantido no Gramado do Mineirão)
Com mais uma passagem por Belo Horizonte marcada para 8 de novembro, Roger Waters é um dos poucos artistas que terá mantida sua apresentação para o gramado do Mineirão. O baixista do lendário grupo de rock progressivo, Pink Floyd, deve reunir cerca de 60 mil pessoas, espalhadas entre a arquibancada e o gramado do estádio.
O que diz a Minas Arena
A Minas Arena confirmou que os eventos estão sendo retirados do gramado do Mineirão. Com Cruzeiro e Atlético passando a jogar mais no Gigante da Pampulha, a Minas Arena afirma que tem feito esforços para readequar a agenda de eventos programados com os jogos de futebol posteriormente indicados pelos clubes para o estádio.
A empresa também confirmou a intenção de transferir os shows para outros locais como esplanada e estacionamentos.
“O planejamento tardio dos jogos de futebol afetará a agenda cultural que preencheria a ociosidade do gramado. O calendário está em reavaliação e sendo analisado caso a caso, uma vez que a agenda e a formatação dos eventos é muito diversa. O Mineirão, por sua vez, se mantém como uma plataforma multiuso que continuará desenvolvendo a indústria criativa, recebendo jogos de futebol e eventos culturais”, disse a concessionária por meio de nota.
Questionada sobre os prejuízos causados ao gramado pelo alto volume de shows, a Minas Arena ressaltou que o planejamento tardio dos jogos pelos clubes trouxe desafios no uso intensivo do gramado, principalmente nos últimos 3 meses.
O que diz o Governo de Minas
Em nota, o Governo de Minas ressaltou que acompanha de perto a situação do gramado e já solicitou da Minas Arena providências para garantir a conservação da grama para atender aos jogos de futebol. Mas ressaltou que não houve, por parte do estado, nenhuma solicitação de cancelamento de eventos.
*Da Redação Itatiaia