Com um futebol apagado, o Atlético foi derrotado pelo Fortaleza, por 2 a 1, neste sábado (24/06), na Arena Castelão, pela 12ª rodada do Brasileirão. O gol Alvinegro foi marcado por Alan Kardec, que entrou na vaga de Hulk, no segundo tempo e fez a estreia na temporada após ficar um longo tempo lesionado. O Galo ainda terminou a partida com um jogador a menos, com a expulsão de Saravia, na reta final do jogo.
Agora, o time muda a chave e começa a pensar na Libertadores. Na próxima terça-feira (27/06), o time encara o Libertad, no Paraguai, podendo perder por até um gol de diferença para avançar às oitavas de final da competição.
O jogo
Como nos últimos jogos, o Galo começou o jogo tomando as primeiras ações do jogo, chegando a criar algumas oportunidades de gol, porém, errando no arremate final. O mesmo acontecia pelos lados do Fortaleza. Dessa forma, os goleiros foram meros espectadores da partida.
Aos 22 minutos, o técnico Felipão foi obrigado a fazer a primeira alteração na equipe, colocando Edenílson na vaga de Hyoran, que levou uma pancada na perna direita, tentou continuar, porém, acabou pedindo substituição.
Mesmo com Edenílson em campo, o time não conseguiu furar a defesa adversária e, o duelo permaneceu da mesma forma como começou até a parada para o intervalo.
Com menos de um minuto de bola rolando no segundo tempo, o Galo teve a primeira oportunidade com Hulk, após cobrança de escanteio, mas a bola parou nas mãos de João Ricardo.
Aos 7, Hulk, em jogada individual avançou até a intermediária, se livrou da marcação e soltou a bomba de fora da área e, novamente, o arqueiro cearense conseguiu impedir o primeiro gol.
No lance seguinte, o Fortaleza saiu para o ataque pela direita com Thiago Galhardo. O jogador avançou e rasteiro para a grande área. Ao tentar cortar, Jemerson acabou desviando e a bola subiu até encontrar a cabeça de Pochettino que, na pequena área, ganhou no alto de Saravia e testou para o fundo das redes, abrindo o placar.
Aos 16, o Fortaleza ampliou em cobrança de falta pela esquerda. A bola foi alçada na grande área, Titi escorou para Tinga, sem marcação, encheu o pé na pequena área, fazendo o segundo do Fortaleza no jogo.
Com dois a zero contra, o Felipão modificou a equipe colocando Vargas, Igor Rabello e Igor Gomes, nas vagas de Pavón, Bruno Fuchs e Zaracho, respectivamente. Pouco tempo depois, foi a vez de Alan Kardec ser acionado pelo treinador. O atacante entrou no lugar de Hulk, fazendo a sua estreia na temporada após longo período lesionado.
E o faro de gol de Kardec apareceu aos 41 minutos. Após cobrança de escanteio, Edenílson arriscou de fora da área e, na pequena área, o atacante desviou a trajetória da bola, para diminuir o placar.
Dois minutos depois, Saravia teve que parar um contra-ataque puxado por Calebe, cometendo uma falta no meio-campo e acabou sendo expulso por Leandro Pedro Vuaden. Mesmo com um a menos, o Atlético partiu para cima em busca do gol de empate, porém, não teve tempo suficiente para chegar a igualdade.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 2X1 ATLÉTICO
Atlético
Everson; Saravia, Jemerson, Bruno Fuchs (Igor Rabello) e Guilherme Arana; Battaglia, Zaracho (Igor Gomes), Hyoran (Edenílson) e Pavón (Vargas); Paulinho e Hulk (Alan Kardec). Técnico: Felipão
Fortaleza
João Ricardo, Tinga, Titi, Benevenuto, Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Hércules (Lucas Sasha), Pochettino (Calebe); Pikachu, Thiago Galhardo (Guilherme) e Lucero (Lucas Crispim).Técnico: Vojvoda
Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 24 de junho de 2023 (sábado)
Local: Arena Castelão, Fortaleza-CE
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden, auxiliado por Tiago Augusto Kappes Diel e Thiaggo Americano Labes
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA)
Cartão Vermelho: Saravia (Atlético)
Cartões amarelos: Titi (Fortaleza); Bruno Fuchs (Atlético)
Gols: Pochettino, aos 8, Tinga, aos 16 minutos do 2º tempo (Fortaleza); Alan Kardec, aos 41 minutos do 2º tempo (Atlético)