Decreto nº 4.245, que autoriza subsídio municipal às linhas interdistritais, entrou em vigor nessa quinta-feira (20/07).
O valor das tarifas do transporte público interdistrital, operado pela empresa Marco Aurélio Turismo Ltda, caiu cerca de 52% referente ao reajuste técnico que seria aplicado, conforme Lei nº 5.440/2023. As tarifas reduzidas da zona rural passaram a valer nessa quinta-feira (20/07), por meio do Decreto nº 4.245, assinado pelo prefeito Marco Antônio Lage.
Ao todo, o subsídio da Prefeitura vai alcançar 41 trechos distribuídos nas linhas Itabira/Ipoema – via Serra, Itabira/Senhora do Carmo – via Ponte do Angico, Itabira/Ipoema – via Senhora do Carmo e Itabira/Fazenda do Peão.
A nova política de preços leva em consideração para quanto a tarifa técnica seria reajustada em cada trecho e estabelece a redução de 52%. O percurso entre a rodoviária de Itabira e a de Ipoema, por exemplo, via Serra, custaria R$ 15,90 na tabela cheia. Com o subsídio, os usuários vão pagar apenas R$ 7,63. Os mesmos valores valem para o percurso entre Itabira e Senhora do Carmo, via Angico.
As tabelas completas com todos os horários estão em anexo.
A redução da tarifa interdistrital acompanha a política de melhoria do transporte público em Itabira. Antes, a Prefeitura já havia reduzido também o valor da passagem nos ônibus do sistema urbano. Para o prefeito Marco Antônio Lage, passagem mais barata é garantia do direito de acesso às pessoas e mais dinheiro circulando na cidade. “É isso que estamos fazendo: investindo os recursos públicos em políticas públicas para melhorar de verdade a vida da nossa população e, ao mesmo tempo, garantindo mais poder de compra para os itabiranos. Dinheiro que permanece e circula na nossa cidade.”, destacou.