Ainda não foi desta vez que o Cruzeiro venceu no Mineirão nesta temporada. Mesmo jogando bem, o time não conseguiu furar o bloqueio do Botafogo e empatou por 0 a 0 com o líder do Campeonato Brasileiro. E foi por pouco, principalmente no fim da partida, quando o time criou duas grandes chances através de Rafael Elias, que o goleiro Lucas Perri evitou fazendo dois milagres.
A partida
O primeiro tempo foi de um time só. O Cruzeiro foi o dono do jogo, com muito mais posse de bola, porém não conseguiu transformar essa superioridade da partida em gol.
O time chegou em poucas oportunidades, seja com um chute de longe feito pelo volante Matheus Jussa, ou através de uma cabeçada perigos do zagueiro Leandro Castan, lance mais perigoso do time celeste em campo.
O Botafogo não deu um chute sequer no gol defendido por Anderson. E o principal lance do time alvinegro foi a contusão do atacante Tikinho, artilheiro do Campeonato Brasileiro.
Segundo tempo
O Cruzeiro chegou com perigo aos nove minutos, Lucas Silva lançou para Matheus Pereira, que tocou para trás, mas a zaga afastou o perigo.
Três minutos depois, falta na entrada da área e Matheus Pereira bateu com muito perigo, mas o goleiro do Botafogo fez grande defesa e evitou o perigo.
Com 21 minutos do segundo tempo, o Botafogo chegou pela primeira vez no jogo. Segovia avançou pelo meio e arriscou o chute. Anderson, bem colocado, fez a defesa em dois lances.
O Cruzeiro voltou a atacar com perigo aos 32 minutos. Mateus Vital recebeu na entrada da área e bateu chapado para o gol, a bola fez uma curva e quase surpreendeu o goleiro do time carioca.
No fim da partida, Rafael Elias, que entrou no lugar de Gilberto, quase marcou dois gols em sequência, aos 45 minutos. Ele acertou a cabeçada no cruzamento de Vital, que Lucas Perri salvou, e na depois no cruzamento de Palacios, que Perri fez outro milagre. Ainda depois do escanteio, Castan cabeceou e a bola tirou tinta da trave.
Cruzeiro x Botafogo
Cruzeiro: Anderson; William (Palacios), Néris, Luciano Castan e Marlon; Matheus Jussa, Lucas Silva, Machado (Mateus Vital) e Matheus Pereira (Nikão); Arthur Gomes (Paulo Vítor) e Gilberto (Rafael Elias). Técnico: Samuel Correia
Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê (Janderson), Marlon Freitas e Eduardo (Danilo Barbosa); Júnior Santos (Matias Segóvia), Victor Sá (Carlos Alberto) e Tiquinho (Lucas Fernandes). Ténico: Bruno Lage
Cartões amarelos: Luciano Castán (CRU); Marçal, Tiquinho Soares (BOT)
Arbitragem: Raphael Claus (SP); Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP). VAR: Rafael Traci (SC)
Motivo: 18ª Rodada do Campeonato Brasileiro 2023
Data e horário: 6 de agosto de 2023, domingo, às 18h30h
Local: estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 44.759 presentes