Ao todo, 34 jovens concluíram o Curso de Aprendizagem Comercial em Serviços Administrativos.
O programa Aprendiz Social formou a primeira turma de jovens, com idades entre 14 e 21 anos, nesta segunda-feira (14/08). A cerimônia de formatura foi marcada por grande expectativa e agradecimento pelo aprendizado durante um ano de curso. A formação oferece aos jovens em situação de vulnerabilidade social, um incentivo para o primeiro emprego. Durante o curso, os adolescentes tiveram a oportunidade de aliar o conhecimento teórico à prática em serviços administrativos. Os estudantes encerraram um ciclo marcado pela capacitação, compromisso e dedicação.
O vice-prefeito Marco Antônio Gomes representou o Chefe do Executivo na solenidade de formatura e reforçou a importância do programa na capacitação dos jovens para o mercado de trabalho. “Agora, passado o período de aprendizagem, esses jovens têm uma perspectiva de trabalho e podem sonhar com um amanhã melhor”, disse o vice-prefeito.
O curso de auxiliar em administração é ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com a proposta de formar profissionais integrados com valores e competências. Durante um ano, os jovens alternaram aulas teóricas com o trabalho prático nas diversas secretarias da Prefeitura de Itabira. Os estudantes ainda tiveram a carteira assinada, para muitos como o primeiro emprego, com bolsa auxílio de meio salário-mínimo e vale-transporte.
Para a secretária municipal de Assistência Social, o programa conquistou um grande alcance. Hoje o curso conta com 89 jovens aprendizes e uma nova turma, com mais 40 estudantes, já tem previsão de começar os estudos em 2024. “Foram 40 jovens inseridos em setembro de 2022 e agora, 12 meses depois, temos 34 que concluíram todo o processo e estão aqui hoje para comemorar esta caminhada, podendo contar com a primeira experiência formal, comprovada na carteira de trabalho”, celebra a secretária Nélia Cunha.
Vários alunos foram homenageados pela atuação no curso, compromisso e frequência. Geovana Pena, foi uma das alunas destaque. Ela contou que ficou muito feliz em participar do curso, que aprendeu muito e ainda teve a oportunidade de ter o seu primeiro emprego. “O que eu mais tive no curso foi aprendizado. Eu espero continuar estudando e um dia poder fazer um concurso e conseguir entrar para o mercado de trabalho”, relata Geovana.
O processo de seleção dos jovens aprendizes é realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Os participantes são jovens em situação de vulnerabilidade social, cadastrados no Cadúnico e são encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).