Com um vacilo no último minuto de jogo, o Cruzeiro ficou no empate, por 1 a 1, com o Corinthians, na noite deste sábado (19/08), no Mineirão, pela 20ª rodada do Brasileirão, a primeira do returno.
O time celeste foi superior ao adversário durante toda a partida, mas em lance de contra-ataque nos segundos finais, que começou com uma falha de Gilberto no ataque, o Corinthians chegou a igualdade, impedindo assim, a primeira vitória da Raposa no Mineirão, pela competição.
O gol celeste foi marcado por Rafael Elias, o Papagaio. O centroavante foi o responsável por anotar o primeiro gol do time no Gigante da Pampulha, na competição.
Com o resultado, os comandos de Pepa chegaram aos 25 pontos na tabela e terão pela frente o Grêmio, no próximo domingo (27/08), às 16h, na Arena do Grêmio. Até lá, o treinador celeste terá a semana livre para preparar o time para este compromisso.
O jogo
Em 25 minutos de bola rolando houve pouca inspiração e exigências aos goleiros. Com maior posse de bola, o Cruzeiro até buscou o ataque, porém, sem eficácia no arremate final. A melhor oportunidade veio dos pés de Arthur Gomes, aos 30, quando arriscou de fora da área e Cássio teve que espalmar, afastando o perigo.
Oito minutos depois, Wesley, em jogada individual, avançou até a grande área, se livrou da marcação de Matheus Bidu e soltou a bomba de fora da área. Cássio saltou no canto esquerdo e mandou a bola pela linha de fundo, evitando o gol celeste.
E a pressão da Raposa deu resultado. Aos 44 minutos, em contra-ataque perfeito, Wesley foi se livrando dos marcadores até a intermediária e tocou para Bruno Rodrigues que, de primeira, deu “um tapa” na medida para Rafael Elias. De carrinho, Papagaio bateu no canto esquerdo de Cássio, que nada pôde fazer. Esse foi o primeiro gol de Rafael com a camisa do Cruzeiro e o primeiro do time de Pepa no Mineirão.
Na volta do intervalo, Papagaio por muito pouco não aumentou o placar. Após bola alçada da grande área, aos 13 minutos, Castan testou firme e Cássio fez a defesa parcial, na sobra, Rafael Elias, desequilibrado, mandou a bola por cima do gol.
Aos 21, Pepa mudou a configuração do time ao sacar o atacante Arthur Gomes e mandar a campo o meio-campista Machado. Com isso, o time voltou a ter três homens no meio e no ataque. Mal entrou e o jogador já arriscou de fora da área, porém, a bola saiu pela linha de fundo.
Para continuar comandando as ações do jogo, o treinador celeste alterou a equipe novamente. Robert e Nikão foram chamados para entrarem nos lugares de Bruno Rodrigues e Wesley. Já na reta final foi a vez de Gilberto ser convocado para substituir Rafael Elias, que alegou cansaço e pediu para deixar o gramado.
Nos acréscimos, o Cruzeiro teve a última chance de “matar o jogo”. Nikão deu uma bela assistência para Robert, que saiu cara a cara com o goleiro Cássio. Ao concluir a jogada, o atacante bateu firme, mas a bola explodiu no travessão e saiu pela linha de fundo.
Enquanto isso, o Corinthians que não levava perigo, precisou de apenas uma chance para empatar o marcador no último lance do jogo. Gilberto vacilou no ataque e o Timão saiu em contra-golpe perigoso pela direita. A bola chegou em Romero que se livrou da marcação e cruzou na medida para a grande área.
Por lá, Mosquito antecipou a marcação de Marlon e testou firme. A bola ainda tocou na trave esquerda de Cabral antes de morrer no fundo das redes, dando números finais ao jogo.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1X1 CORINTHIANS
Cruzeiro
Rafael Cabral; Palacios, Neris, Luciano Castan e Marlon; Matheus Jussa, Lucas Silva; Bruno Rodrigues (Nikão), Wesley (Robert), Arthur Gomes (Machado) e Rafael Elias. Técnico: Pepa
Corinthians
Cássio, Bruno Méndez (Léo Maná), Lucas Veríssimo, Caetano e Matheus Bidu (Ruan); Gabriel Moscardo, Giuliano e Biro (Ruan); Rojas, Wesley (Gustavo Mosquito) e Felipe Augusto (Giovane). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 19 de agosto de 2023 (sábado)
Local: Mineirão, Belo Horizonte – MG
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Cartões amarelos: Arthur Gomes, Lucas Silva, Matheus Jussa (Cruzeiro); Caetano, Moscardo, Biro (Corinthians)
Gols: Rafael Elias, 44 minutos do 1º tempo (Cruzeiro); Mosquit, aos 52 minutos do 2º tempo (Corinthians).