Veículos totalmente equipados foram projetados para circular por locais de difícil acesso e atenderão cerca de seis mil pessoas na região rural de Itabira.
Para proporcionar ainda mais qualidade aos serviços de saúde pública prestados à população, a Prefeitura de Itabira adquiriu, com recursos próprios, novos veículos para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A grande novidade entre as aquisições são as três ambulâncias 4×4 para atender às comunidades dos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo e a zona rural de Itabira. Esta é uma conquista inédita: pela primeira vez, os moradores das localidades rurais, principalmente aquelas de difícil acesso, têm a garantia da prestação de assistência.
As ambulâncias 4×4 foram entregues aos distritos pelo prefeito Marco Antônio Lage, na tarde desta segunda-feira (21/08). Como já anunciado, uma das prioridades da gestão municipal é a aplicação de recursos financeiros na saúde pública. Assim, apenas nos últimos meses, Ipoema e Senhora do Carmo receberam investimentos importantes como, por exemplo, a reforma e reestruturação completa das unidades básicas de saúde (UBS) e a contratação de novos médicos para assegurar que não falte a assistência desses profissionais à população.
“É um sonho e uma necessidade. É um sonho porque, normalmente, a região rural e os distritos ficam sempre relegados ao segundo, ao terceiro plano. Sempre se investe lá na cidade e os investimentos mais significativos não chegam aqui. Nunca existiu uma ambulância 4×4 nos distritos. Essa é a primeira vez na história de Itabira que se investe nesse tipo de veículo de saúde. É um equipamento caro e completo, com instrumentos necessários para salvar vidas, confortável, para chegar em qualquer lugar e acessar qualquer paciente que precisa do socorro”, disse Marco Antônio Lage.
A secretária municipal de Saúde, Clarissa Santos Lages ressaltou a importância das ambulâncias 4×4 para os moradores das localidades rurais: “Esses veículos são projetados para gerar muita tração e trafegar por terrenos praticamente impossíveis para a circulação de outros modelos como estradas lamacentas, rios mais rasos e até mesmo morros muito íngremes. Assim, independente de onde e como são nossas localidades rurais, as ambulâncias 4X4 chegarão até os moradores. Isso é promover a igualdade no Sistema Único de Saúde (SUS), a dignidade aos usuários da saúde pública e a integralidade da assistência do SUS”.
Moradora da comunidade Quiabos, em Ipoema, Águida de Oliveira Santos agradeceu os investimentos realizados pelo Município na região. “Estamos muito felizes em receber essa ambulância 4×4 que há tantos anos a gente aguarda aqui em Ipoema. Na época de chuvas, a ambulância não tinha condições nenhuma de deslocar para alguns locais que tem muito barro, lama e terra. Agora, com o 4×4 vai ser uma alegria para nós todos aqui em Ipoema”, celebrou Águida Santos.
Mais veículos para a saúde pública
De acordo com dados divulgados pela SMS, a última vez que o Município adquiriu novas ambulâncias foi em 2018. Na época foram comprados dois veículos modelo Fiat Fiorino e dois Peugeot Partner. Ambos transportes de assistência de pequeno porte.
Agora, a Prefeitura de Itabira conquistou uma frota de 22 novos veículos sanitários. Na última sexta-feira (18), Marco Antônio Lage recebeu e inspecionou os novos automóveis destinados a atender os usuários e servidores da saúde pública municipal. Além das ambulâncias 4×4 entregues aos distritos de Itabira, o Município aplicou recursos na aquisição de:
– três ambulâncias (Renault Master), grandes, para atender os pacientes por meio do serviço Tratamento Fora do Domicílio (TFD), além de transferências dos hospitais Nossa Senhora das Dores (HNSD) e Municipal Carlos Chagas (HMC), e altas hospitalares dos pacientes internados em Belo Horizonte;
– uma van (Renault Master) adaptada com elevador para pacientes, via TFD, em consultas e exames em Itabira e Belo Horizonte;
– três veículos de sete lugares (Chevrolet Spin) para as ações da Vigilância Sanitária;
– duas ambulâncias (Fiat Fiorino Endurance) para consultas e exames em Itabira, tratamento de hemodiálise e fisioterapia dos pacientes acamados.
– nove veículos (Renault Kwid)
Ao todo, o capital investido pela administração municipal foi de R$ 3.012.371,00. “É o dinheiro da população sendo revertido para a população. Esses investimentos são exemplo do carinho e da responsabilidade que temos de olhar para as pessoas e para as comunidades”, ressaltou Marco Lage.