A noite de sábado (26/08) foi marcada pela vitória do Valério no Campeonato Mineiro Segunda Divisão. O time de Itabira foi a Minas Novas e venceu o Juventus por três a dois. O Dragão foi comandado pelo auxiliar técnico João Batista Martins Santos “JB,” por que o treinador Paulinho Guará, ainda não teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ferramenta que determina condições de trabalho a atletas e comissão técnica. O grupo teve 17 jogadores na primeira partida.
Antes do primeiro terço da partida, o Valério já vencia por dois a zero, gols de Caraci aos cinco, e Roger aos 11. O time visitante marcava a saída de bola, forçando o erro adversário, e abusava nas bolas aéreas. Assim saíram os gols. Em uma desatenção, o Juventus diminuiu ainda no primeiro tempo, com Ricardo, já nos acréscimos. A expectativa para a etapa final era pressão adversária. O Valério pretendia usar as jogadas de velocidade nos contra-ataques, mas a chuva deixou o campo pesado, atrapalhando as equipes.
O Valeriodoce marcou novamente no segundo tempo, com Felipe Muranga aos 12, dando tranquilidade e forçando o adversário a se expor. O comandante técnico JB girou o elenco, apostando na concepção física para equilibrar a natural pressão adversária, em busca de reação. Cristian, Vitor e Breno deram mais capacidade de marcação ao Dragão, que foi ameaçado apenas nos minutos finais, com pênalti marcado pelo árbitro Luis Carlos Brum. Aos 43 minutos, Arthur ainda deu esperanças ao torcedor de Minas Novas.
Mas com equilíbrio o Valério soube valorizar a posse de bola e saiu vencedor. “Jogo emocionante e de muita correria. Em certos momentos parecia que tudo estava sobre controle, mas futebol é isso, e um lance, pode se mudar toda a história da partida. Agora, serão duas semanas, para trabalhar até a nossa segunda partida, e dar sequencia ao nosso modelo de jogo, que estávamos planejando na rotina do dia a dia,” disse JB à rádio Itabira, ao final da partida no Vale do Jequitinhonha.
O Valério acertou a trave adversária em cinco ocasiões demonstrando capacidade ofensiva. “Passamos a semana trabalhando o equilíbrio emocional, o que é muito importante. Tivemos o controle da partida, mas o placar foi apertado. Precisávamos ter um jogo mais tranquilo e sem sustos. Mas temos que comemorar porque o placar foi muito positivo,” finalizou responsável por dirigir a equipe de Itabira. O próximo compromisso será no estádio Israel Pinheiro, contra o Boston City de Manhuaçu, dia 10 de setembro.