Os alunos do Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo (Cesgra): Heitor José Vasconcelos Soares, Monique Ashley dos Santos Lopes, Sarah de Matos Lana Jorge Utsch e Tiago Vinícius de Freitas Gomes, ambos do 7º Ano e Jhuly Silva Barcelos do 9º Ano foram aprovados para a etapa nacional da Olimpíada de Ciências. De acordo com a coordenação do Cesgra, é a primeira vez que a escola participa da Olimpíada e dos 47 alunos que quiseram participar, cinco foram classificados.
Jhuny Barcelos, uma das classificadas, achou a prova difícil, mas manteve o foco e foi classificada. “Era tudo muito novo, ninguém tinha experiência, mas o resultado foi surpreendente. Um grande incentivo para aprendermos mais”, comentou.
A professora de Ciências dos alunos classificados, Mariana Carla Jorge recordou que o objetivo era conhecer o nível das provas e estimular os alunos a se desafiarem. “O resultado foi muito além de nossas expectativas porque a Olimpíada é muito complexa e engloba conteúdos de física, química, história, geografia e matemática, mesmo assim, os alunos se destacaram com maestria”, ressaltou orgulhosa.
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é um evento técnico/científico realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia. Tem como objetivo despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do Ensino Médio, Ensino Fundamental, entre outros.
A Olimpíada se destina aos estudantes que estiverem regularmente matriculados no Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º ou 9º ano); no Ensino Médio (1ª, 2ª ou 3ª série), bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos das séries ou anos citados acima.