Valério e América de Teófilo Otoni (TO) têm seis pontos e dividem a liderança do grupo A no Campeonato Mineiro – Segunda Divisão. Neste domingo (10/09) o Valério bateu o Boston City na Arena Cead/estádio Israel Pinheiro, por um a zero. O América venceu o Juventus pelo mesmo placar, em Teófilo Otoni. No próximo confronto os líderes se enfrentam em Itabira, dia 24 de setembro, fechando o primeiro, e em seguida abrindo o segundo turno, na etapa de classificação da competição. Os dois melhores times seguem para as quartas de final em jogos eliminatórios de ida e volta.
A partida começou equilibrada, com as equipes apostando nas bolas áreas e finalização de média distância. Foram assim as duas primeiras oportunidades do Valério, com Ramon em contra-ataque e Felipinho Muranga aproveitando o goleiro João Victor adiantado. A marcação predominava e as faltas em excesso chamavam a atenção. O árbitro Enivaldo Lopes da Silva teve que coibir a violência. Ele advertiu com cartão por reclamação do técnico do Boston, Guilherme Holth. Na última oportunidade do período, Marcel arriscou de longe e aos 45, quase faz o primeiro gol.
Na etapa final o Boston promoveu duas alterações, para melhorar a marcação e a saída de bola. Mateus que ocupava a lateral direita foi deslocado para o meio-campo. Aos 10, Clayvert perdeu uma clara oportunidade, depois do goleiro adversário reclamar de contusão. Cinco minutos depois, gol de Fornazier anulado, pela posição de impedimento. Felipinho Muranga de cabeça e de costas levou perigo aos 21. E ele mesmo, aos 29, cobrou escanteio e o zagueiro Roger se antecipou a marcação, acertando o ângulo do goleiro João Victor, abrindo o placar. Usando experiência e faltas táticas, o Valério soube administrar o placar até o final.
“Estamos felizes pela vitória. Às vezes analisamos só pelo resultado, mas no pós jogo com as imagens, vimos que o time da casa, propôs e soube controlar o jogo todo. Marcou forte e em cima, de acordo com o que pedimos durante a preleção. Esse intervalo de quinze dias será usado para ajustar algo para a reta final”, avaliou o técnico do Valério, Paulinho Guará. Rodrigo Celso Germano levou vermelho direto, após o termino do jogo. O preparador de goleiro do Boston invadiu o campo e ofendeu a equipe de arbitragem. Ele reclamava um suposto pênalti no segundo tempo.
Marques e Lincoln
Dois ex-jogadores acompanharam a partida: Marques e Lincoln, ídolos do Atlético-MG. Eles participaram do momento de comemoração do Valério, revivendo o clima de vestiário. A dupla fez indicações de atletas e membros da comissão técnica. “Minha última vez aqui foi em 98. Hoje é momento de muito apoio, porque o Valério merece estar brilhando. Viemos fortalecer a parceria, e vocês nos verão cada vez mais aqui”, disse Marques. “Depois que aposentamos viramos torcedores. Sobre a SAF do Valério, isso é secundário, viemos ajudando na montagem do grupo, a pedido do prefeito Marco Antônio Lage” finalizou Lincoln.
Valério: Elzo; Marcel, Roger, Lucão, e Jordan; Alberto, Fornazier (João Firmino), Maicon (Vitor), e Felipinho Muranga (Bruno); Ramon (Cristian) e Clayvert (Luiz Phillipe). Técnico: Paulinho Guará.
Arbitragem: Enivaldo Lopes da Silva; Valdeci Ângelo da Silva e João Paulo Pereira. Público Pagante: 1301.