Seminário com Roberta Estrella D’Alva, Maria Bragança, Silvia Klein e Nego Bispo; Feira !PULSA! e espetáculo do Grupo Galpão marcam a programação de 14 a 17 de setembro.
O !PULSA! Movimento Arte Insurgente estreou na última sexta-feira (8/09) e vem transformando a rotina dos itabiranos com intervenções urbanas, espetáculos, workshops e seminários. Agora, na reta final do evento, que vai até domingo (17/09), nomes de destaque nacional prometem agitar ainda mais a cidade nos últimos dias de programação, como Nego Bispo, Roberta Estrella D’Alva, Grupo Galpão, Marcelo Veronez, Maria Bragança e Silvia Klein, entre outros.
Nesta quinta-feira (14/09), seguem acontecendo os workshops, seminários e rodas de conversa de diferentes temáticas. O dia será cheio e as atividades se concentram em espaços da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Ao longo do dia, na galeria da FCCDA acontece a exposição “Civilidades Ancestrais” com a exibição de três vídeos, no formato de instalação, produzidos pela atriz performática Zahy Tentehar.
A partir das 14h, a Casa do Brás recebe o workshop “Poesia em Performance” com a atriz-MC e pioneira das batalhas de poesia falada no Brasil, Roberta Estrella D’Alva. Durante o encontro, ela falará sobre algumas vertentes desse universo em seus aspectos históricos, narrativos e teatrais.
No hall da FCCDA, das 17h às 18h, é a vez dos itabiranos Débora Santos e Jefferson Procópio, ao lado do fundador e diretor da Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais (N’Golo), Jesus Rosário Araújo, participarem da roda de conversa “Coletivos periféricos”. A mediação fica por conta do superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara.
No mesmo local, a partir das 18h, começa o seminário “Racismo estrutural”. Com mediação de Adyr Assumpção e participação de Ivanir dos Santos, Roberta Estrella D’Alva e Soraia Martins, o encontro aborda a construção do racismo desde a história colonial e reflete sobre ações pedagógicas, artísticas e políticas que o combatem. O seminário continua acontecendo na sexta (15/10), dessa vez com a participação de Nego Bispo, Marcos Alexandre e Ricardo Aleixo.
Espetáculos teatrais
Nas noites de quinta (14/09) e sexta (15/09), às 20h, o Bar da Neide recebe o espetáculo “A mulher monstro” (S.E.M. Cia. de Teatro) criado, dirigido e interpretado pelo ator José Neto Barbosa. A peça é uma tragicomédia inspirada no conto “Creme de Alface”, de Caio Fernando Abreu, ao mesmo tempo em que investiga a linguagem Drag Queen e as sátiras do Teatro de Revista.
No fim de semana o Teatro da FCCDA volta a ser a casa do Grupo Galpão. Velho conhecido do público itabirano, o grupo retorna à cidade com a apresentação do espetáculo “Nós”. A peça aborda o encontro de sete pessoas que celebram a vida, partilham angústias, algumas esperanças e muitos nós enquanto preparam a última sopa. No dia 16, sábado, o espetáculo acontece às 20h e no dia 17, domingo, às 18h.
Os ingressos para ambas as peças podem ser retirados gratuitamente pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/fccda).
Feira !PULSA!
Com uma programação especial, a Feira !PULSA! foi pensada para ser ponto de encontro com direito a barracas de artesanato, comidas regionais, workshops, intervenções urbanas, teatro infantil e muitos shows musicais. Ela acontece de 15 a 17 de setembro, ao longo de todo o dia, na Praça do Pará.
Na extensa programação, destaque para o workshop “O corpo Drag Queen: montagem e pintura”, com a drag mineira Nickary Aycker, na sexta (15/09). E a intervenção urbana “Campeonato Interdrag de Queimada”, da Companhia de Teatro TODA DESEO, dias 15 e 16. A passagem da Guarda de Marujos Santo Antônio, sábado (16) e o teatro de mamulengo pernambucano com Valdeck de Guaranhuns (dias 16 e 17) prometem cativa o público.
Entre os shows, os itabiranos Vini Brown, Marcos das Serras, Romário Araújo e Nonoca são presença garantida. Vale à pena conferir também “Quilombo de Bach, o Encontro. Arias Profanas, Árias Sagradas Histórias e Canções” com a cantora lírica Sylvia Klein, a saxofonista itabirana Maria Bragança e o cravista Fernando Cordella, dia 16 de setembro, das 17h30 às 18h30. A apresentação de Marcelo Veronez, com “Não dou nenhum Roberto”, no mesmo dia, às 19h, traz versões dançantes de sucessos de Roberto e Erasmo. No domingo (17/09), Ausier Vinícius celebra os 100 anos do compositor de chorinhos, Waldir Azevedo.
A programação completa da Feira !PULSA! pode ser vista no site do evento: https://pulsa.art.br/.