Política pública prevê atendimento médico veterinário emergencial para animais de rua ou tutorados por famílias de baixa renda.
O Programa de Proteção Animal de Itabira segue para a segunda fase. Agora é a vez dos protetores se cadastrarem para ter acesso aos atendimentos gratuitos de urgência e emergência oferecidos pelas clínicas e hospitais que fazem parte da política pública. Até o dia 6 de outubro, as pessoas que atuam voluntariamente no cuidado, proteção e recolhimento de animais domésticos (cães e gatos) podem se cadastrar conforme edital.
Os interessados em se credenciar como protetores do programa deverão enviar a documentação exigida pelo e-mail [email protected] ou comparecer à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no endereço: Rua Gerson Guerra, nº 162, Bairro Santo Antônio, Itabira-MG, de segunda a sexta-feira, de 8h até 16h, portando os documentos necessários.
De acordo com o diretor de Controle de Zoonoses, Gustavo Cardoso Pinho, a atuação do protetor de animais é fundamental para o sucesso deste projeto. Segundo ele, é o primeiro passo que a sociedade itabirana dá, em conjunto com o poder público, em busca do bem-estar animal.
“Os protetores serão o elo entre o serviço público, clínicas prestadoras de serviço e o animal necessitado. Contamos com a ajuda destes voluntários que irão se cadastrar para mantermos o projeto em evolução. O conhecimento destes benfeitores sobre a população de cães e gatos de rua, em sofrimento ou com tutores sem condições financeiras, é uma das ferramentas mais importantes nesta caminhada que se inicia agora”, destaca o diretor.
Programa Municipal de Proteção Animal
O Programa Municipal de Proteção Animal é uma política pública que está alinhada aos preceitos das cinco liberdades que todo animal deve ter: livre de fome e sede; de desconforto; de dor; de ferimentos e doenças; e de medo e angústia. Desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com as Secretarias de Saúde e Assistência Social, a iniciativa visa realizar de forma gratuita o atendimento de urgência e emergência gratuitamente a cães e gatos tutelados por pessoas de baixa renda cadastradas no CadÚnico e também animais em situação de rua tutelados por protetores credenciados pelo município.