O represamento de água no bairro será drenado através de método não destrutivo, que oferece mais agilidade e menos impacto nas vias e no tráfego.
Para resolver a complexa represa de água no bairro Vila Paciência, um transtorno para os moradores há quase 20 anos, a Prefeitura deu início, na última semana, à definitiva obra de drenagem.
Será construído nos próximos meses, um túnel bala de 190 metros para drenar a água da lagoa, localizada em um nível inferior à avenida France de Paula Andrade. Com um investimento de R$ 5.143.586,33, os trabalhos serão executados por meio de método não destrutivo.
“Além do túnel, faremos aproximadamente 60 metros de escada de dissipação de energia da água, para resolver, de vez, a questão da drenagem não só da lagoa, mas de todo o bairro Vila Paciência”, explicou a secretária de Obras, Elaine Mendes.
Para o prefeito Marco Antônio Lage, que acompanhou o início da obra, a maior preocupação é com a saúde pública. “Essa água represada é um problema grave que oferece risco para a saúde das pessoas, pois há a proliferação de insetos”. O prefeito ressaltou ainda os crônicos alagamentos, “principalmente nos períodos chuvosos, que transborda água em todas essas casas remanescentes”.
Obra
De acordo com relatório da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Trânsito (SMOTT), o represamento de água é devido a obstrução da rede de drenagem existente no passado e com a construção do túnel, será possível bombear e distribuir a água da lagoa para outras redes.
O método não destrutivo, segundo a SMOTT, foi determinado porque resolve o problema sem interferir no tráfego, no recorte das vias e em lotes particulares. “Esse problema de décadas exige um projeto de engenharia importante. É uma obra cara que oferece solução definitiva”, finalizou Marco Antônio.