Celebrações gratuitas acontecem até o dia 15 de outubro, incluindo homenagens ao ex-prefeito Daniel Jardim de Grisolia, à Cornélio Pena , além da 1° Mostra de Arte Pública (Mapa).
A tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário abriu com maestria as comemorações dos 175 anos de Itabira. Guiada pelo ritmo das Guardas de Marujos, a festa aconteceu no sábado (7), no Largo do Batistinha e também na Catedral de Nossa Senhora do Rosário. Vários fiéis se reuniram para comemorar em nome da padroeira da cidade e manter firme a tradição movida pela fé.
Rosângela Batista, vice-presidente da Associação de Congadas de Itabira, esteve presente durante o cortejo de quase dez grupos de marujeiros feito pela cidade e destacou que foi muito importante comemorar o aniversário da cidade juntamente com a Festa de Nossa Senhora do Rosário. “É uma maneira de resgatar a autoestima do nosso povo, uma luta constante que temos. É uma energia e um amor muito grande que envolve tudo isso”, relatou.
O mesmo sentimento de gratidão também tomou conta do Encontro de Bandas de Itabira, em comemoração aos 160 da Banda Euterpe Itabirana, neste domingo (8/10). Dando continuidade as festividades que fazem parte da história do município, o evento contou com a participação de mais de dez bandas de diferentes cidades da região.
Na oportunidade, o prefeito Marco Antônio Lage, homenageou em especial a Banda Euterpe Itabirana pelos anos de dedicação à música. Segundo ele, a cultura de bandas, além de fazer parte das raízes mineiras, é essencial na formação cidadã.
“A banda é um patrimônio da cidade e o governo tem estimulado para que as bandas se fortaleçam. A nossa proposta é que as bandas tenham suas próprias escolas de música em parceria com a Prefeitura para que as novas gerações possam estudar música e tenham contato com essa arte tão magnífica”, afirmou.
Amanhã (9/10), data em que comemora- se os 175 anos de emancipação política do município, a festa começa cedo, a partir das 8h com a Corrida do Rosário. Em seguida, às 14h30, será inaugurado o busto em homenagem ao centenário do ex-prefeito Daniel Jardim de Grisolia.
Ainda, neste dia, acontece a inauguração do espaço que homenageia Cornélio Pena; missa em comemoração aos 175 anos de Itabira; Culto religioso na Igreja Assembleia de Deus, abertura da exposição “Ita-bira: pedaços do tempo” e show com artistas itabiranos. Toda a programação é gratuita.
Mapa, festival inédito, estará nos 175 anos de Itabira
Também fará parte da programação de aniversário, atrações da Mostra de Arte Pública (Mapa). O festival, inédito na cidade, visa criar um circuito de arte urbana e contará com a participação de artistas renomados como a itabirana Raquel Bolinho, criadora do personagem que ganhou as ruas de Belo Horizonte e outras cidades do Brasil, além de Eduardo Kobra, Zéh Palito, Mag Magela e o italiano Millo.
No dia 10, às 17h30 está programada a inauguração de uma escultura inédita, de 3,5 metros de altura com Raquel Bolinho, na Praça da EEMZA e às 18h30, instalação Canto Mineral de Carlos Bracher na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
As ações do Mapa são gratuitas e seguem até o dia 15 de outubro. Confira toda a programação abaixo e também nas redes oficiais da Prefeitura de Itabira.