Expografia foi aberta ao público no aniversário de 175 anos de Itabira; entrada é gratuita.
O Museu de Itabira recebeu como presente nos 175 anos de emancipação política da cidade uma nova exposição permanente. “Ita-Bira: pedaços do tempo” de curadoria de Vanessa Faria e Solange Alvarenga é um convite para celebrar a história da cidade e das pessoas que nela vivem.
A nova expografia reúne obras de grandes artistas, como Agnaldo Pinho, além de contar com peças do acervo público e também do acervo pessoal de ícones de Itabira. A história do centenário e ex-prefeito Daniel Jardim de Grisolia é uma das que é contada na exposição e também do artista e romancista Cornélio Penna. Outra memória presente na mostra é sobre os 190 anos da instalação da Câmara Municipal de Itabira, que já foi sediada no prédio que hoje acolhe o Museu de Itabira.
O térreo do museu é composto por seis salas temáticas. Já o segundo andar traz dois ambientes repletos de homenagens. Para o prefeito, Marco Antônio Lage, a nova fase do Museu de Itabira é essencial para preservar a história e, principalmente, trazer as escolas da cidade para essa imersão. “Itabira é uma cidade de história fascinante, que se reinventou tantas vezes e nós estamos em processo de transformação. Estamos pensando na próxima geração porque a cultura é uma das vertentes da economia criativa que vai mudar a cidade”, destacou.
Durante a abertura da exposição, o secretário municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, Vinícius Rocha, deixou claro que o maior desafio da pasta, na atualidade, é resgatar o turismo, o valor e o amor à cidade que Itabira merece.
Nesta semana, de terça-feira a domingo (15/10), das 10h às 16h, a exposição está aberta. A partir da próxima semana, a exposição estará disponível à visitação de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h, e nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita. Para agendamentos, basta entrar em contato pelo telefone (31) 3839-2992.