Outras ações de alerta contra o câncer de mama acontecem desde o início do mês nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Uma caminhada para alertar sobre a prevenção e reforçar a luta contra o câncer de mama, acontece neste sábado (21/10), na avenida João Pinheiro. A iniciativa da Associação OncoViva (responsável por prestar apoio aos pacientes em tratamento de câncer), conta com o apoio da Prefeitura de Itabira: durante o evento, servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) coletarão dados das participantes para agendamento de mamografias gratuitas. Basta que a interessada tenha idade entre 50 e 69 anos. A concentração será às 8 horas, na rodoviária. O percurso segue até o Mercado Municipal.
Outras ações para celebrar o Outubro Rosa acontecem desde o início do mês nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Uma delas é a “Quinta Rosa”: nas quintas-feiras deste mês, todas as unidades de saúde ofertam atendimento específico e exames de mamografia e coleta de citopatológico. Além disso, a Quinta Rosa conta com atividades educativas sobre o tema.
As equipes das UBS também promovem palestras para as usuárias, grupos de discussões e caminhadas nos bairros onde atuam para conscientizar as mulheres sobre a importância de prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
Em tempo
O Outubro Rosa é um movimento internacional que busca o estímulo à luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.
Câncer de mama
O câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. A doença também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do país.
Sintomas
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).