Neto e filho dos artistas lerão cartas no evento; Aílton Krenak e Jamil Chade também são atrações da programação do dia 1º/11.
No dia 1º/11, às 18h, o pórtico de entrada do Circuito Cultural do Centro Histórico será o cenário para o corte de fita do Flitabira, marcando oficialmente o início da terceira edição do Festival Literário Internacional da cidade mineira, berço do Poeta Carlos Drummond de Andrade. Logo em seguida, às 18h15, o Palco CDA se tornará o centro das celebrações, onde patrocinadores e parceiros do Flitabira se reúnem para dar início à programação do Evento, que em 2023 conta com a participação de mais de cem autores – dentre eles, nacionais, internacionais, regionais e infanto juvenis. Na ocasião, também estará presente Fabiano Piúba, Secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, representando a Instituição que, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, permite que o Flitabira seja realizado.
Em razão do falecimento de Danilo Miranda, diretor do Sesc SP, que há 25 anos impulsionou o Projeto Sempre Um Papo, do qual nasceram o Fliaraxá, Fliparacatu e Flitabira. Danilo faria a abertura do Flitabira de forma virtual.
Sendo assim, em forma de homenagem ao homem que tanto contribuiu para a cultura brasileira, será exibido um vídeo especial em celebração à sua vida e agradecimento à sua contribuição do Flitabira desde sua primeira edição. O vídeo será transmitido às 18h30, também no Palco CDA.
Logo em seguida, às 18h45, Pedro Drummond e João Candido Portinari lerão cartas trocadas entre CDA e Portinari, revelando a profunda conexão com o evento. Às 19h, uma surpresa aguarda o público: com auxílio de pesquisadores de Engenharia Eletrônica da UNIFEI, de Itabira, liderados pelo professor Juliano Montemor, serão apresentados áudios de Drummond e Portinari. O público do festival vai ouvir a voz sintetizada de Drummond lendo cartas endereçadas a Portinari e este a responder, com uma inédita voz também sintetizada.
A noite continua com a palestra de abertura de Aílton Krenak, primeiro escritor indígena a integrar a Academia Brasileira de Letras, às 19h30. A mesa contará com mediação de Sérgio Abranches que, ao lado de Afonso Borges, é curador do Evento.
Complementando a programação do Flitabira, o violeiro Fabrício Conde realiza uma aula-spetáculo no Coreto Maria Julieta às 20h30. A atração faz parte do I Festival Literário de Viola Caipira, que tem curadoria do músico Marco Lobo. Por fim, às 21h, no Palco CDA, uma mesa extraordinária com Jamil Chade, que chega ao Flitabira diretamente da ONU, em Genebra, abordará o conflito Israel x Palestina.
Para mais informações, visite o site do 3.º Flitabira: www.flitabira.com.br
SERVIÇO:
III Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Praça do Centenário (Rua Maj. Lage, 121 – Centro Histórico)
Informações: www.flitabira.com.br