Pelo menos 252 municípios mineiros estão sob alerta de chuvas intensas, com possibilidade de granizo, nesta quarta-feira (1º/11). Conforme o comunicado emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperados ventos de até 60 km/h. O aviso é válido até a manhã de quinta (2/11).
As precipitações, segundo o Inmet, serão de 20 a 30 milímetros por hora (mm/h) ou 50 milímetros por dia (mm/dia). Há risco de corte de energia, descargas elétricas, queda de árvores e alagamentos. Belo Horizonte, que não está na lista, a previsão meteorológica indica
Nesta quarta-feira (1°/11) a previsão meteorológica indica que o dia será de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva, por vezes fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais, principalmente a partir da tarde. A temperatura mínima foi de 18 °C, a máxima estimada é de 30 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 50% à tarde.
Onde pode chover
No Estado, a previsão de pancadas de chuva vale para as regiões Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Há chance de precipitações isoladas no Oeste e Metropolitana, além de névoa seca no Norte. Demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. As temperaturas devem variar entre a mínima de 14° e a máxima de 36° C.
Para conferir as cidades em alerta, clique aqui.
Veja orientações:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil, no telefone 199, ou para o Corpo de Bombeiros (193).