Escritora infantojuvenil Paula Pimenta é uma das atrações mais aguardadas pelo público jovem; e Carpinejar divide mesa sobre ausência e luto com Jamil Chade, nesta quinta-feira, 02/11.
A programação da terceira edição do Festival Literário Internacional de Itabira, o Flitabira, começou nesta quarta-feira e segue nesta quinta-feira (02/11). O evento tem início às 11h, com uma aula-espetáculo do violeiro Roberto Corrêa e, em seguida, de Fabrício Conde. As palestras musicais integram a programação do I Festival Literário de Viola Caipira, que também faz parte do Flitabira. As atividades com os autores regionais começam com Solange Alvarenga e as professoras Leda Lage e Delci Cristina, que falam sobre o tema “O afeto em Drummond”, às 14h, no Palco Cornélio Penna.
Ao longo da quinta-feira, outros autores também passarão pelo Flitabira, como o jornalista Jamil Chade, os curadores de arte Marcello Dantas e Ângelo Oswaldo, o fundador e diretor-geral do Projeto Portinari, João Candido Portinari, o fotógrafo Eugênio Sávio e os escritores Fabrício Carpinejar e Rosa Freire d’Aguiar.
Uma das atrações mais aguardadas do feriado é a presença da escritora infantojuvenil Paula Pimenta. Porém, em razão da realização do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, diversos adolescentes pediram que a mesa de debate com Pimenta fosse alterada – e assim foi feito. Em data atualizada, Paula Pimenta participa de uma edição do projeto Sempre Um Papo no Flitabira, às 14h, no Palco CDA. Logo em seguida, haverá sessão de autógrafos com a escritora.
Além das aulas-espetáculo, a programação musical do III Flitabira nesta quinta-feira fica por conta do violeiro Roberto Corrêa, no Coreto Maria Julieta, a partir das 20h. Próximo ao local onde o músico se apresentará, o público poderá conferir uma área gastronômica com estabelecimentos locais.
SOBRE O FLITABIRA
Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira realizará sua terceira edição entre os dias 31 outubro e 5 de novembro de 2023, celebrando 121 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. As atividades acontecem tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do Festival.
O Flitabira tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores – UBE.
INSTITUTO CULTURAL VALE
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org