Time celeste caiu para a 16ª colocação, com 37 pontos, e está a apenas três do Vasco, primeiro clube no Z-4.
A falta de pontaria voltou a tirar pontos do Cruzeiro na noite desta quinta-feira (2/11). Mesmo criando muitas chances, os comandados de Zé Ricardo foram superados pelo São Paulo, no Morumbi, por 1 a 0. Com a derrota, o time celeste caiu para a 16ª colocação, com 37 pontos, e está a apenas três do Vasco, primeiro clube no Z-4.
O jogo começou com o Cruzeiro buscando gol e criando dificuldades para o tricolor paulista. A primeira chance cruzeirense aconteceu com 1 minuto de partida, após um rebote de escanteio. Filipe Machado pegou a sobra e chutou, Luciano Castán desviou para o gol, mas o goleiro do São Paulo fez grande defesa. Logo em seguida, Arthur Gomes teve sua primeira oportunidade ao chutar forte de fora da área, aos 3 minutos, e ver a bola ir para fora.
Nos primeiros 20 minutos da partida, o domínio foi do time treinado por Zé Ricardo. O São Paulo conseguiu chegar com real perigo apenas aos 29, quando Rafael Cabral fez grande defesa em um forte chute de Wellington Rato. Três minutos depois, o goleiro salvou novamente a meta celeste após uma roubada de bola do São Paulo que culminou em chute colocado de James Rodríguez. Logo em seguida, o São Paulo inaugurou o placar com Alisson, que pegou o rebote de um cabeceio defendido por Cabral. No entanto, o gol foi anulado pelo VAR após a constatação de um impedimento.
No segundo tempo, o time celeste voltou melhor. Com uma postura mais ofensiva, dominava o meio-campo e impôs pressão sobre o time da casa. Aos dois minutos, Rafael foi obrigado a realizar duas grandes defesas, em sequência, ao espalmar chute forte de William, de fora da área, e pegar o rebote de Matheus Jussa.
Encurralando o São Paulo e forçando erros de passe no campo de ataque, o Cruzeiro construiu mais oportunidades. Aos 16 minutos, em ótima tabela entre Bruno Rodrigues e Matheus Pereira, o atacante cruzeirense finalizou cruzado de dentro da área, mas a bola foi para fora.
A vitória do São Paulo começou a ser construída nas substituições de Dorival Júnior. O treinador mexeu no time colocando Erison, Michel Araújo e Luciano. Aos 31, o tricolor conseguiu penetrar a área celeste com perigo, mas Rafael Cabral fechou o ângulo e defendeu o chute de Erison.
O jogo ficou movimentado, com chances para os dois lados. Zé Ricardo mexeu na equipe colocando Rafael Elias, Palácios e Mateus Vital. E aos 34, veio a grande oportunidade do Cruzeiro abrir o placar. Após cruzamento rasteiro de Wesley, Bruno Rodrigues deu um passe açucarado para o centroavante celeste. Ele chutou firme de dentro da área, mas a bola explodiu no travessão. No rebote, Mateus Vital finalizou mal e isolou a bola.
E como diz o ditado, quem não faz, leva. Aos 38 minutos, o Cruzeiro foi castigado pela própria ineficiência. Em uma falha de marcação de Helibelton Palacios, Alisson encontrou espaço. Após um cruzamento açucarado do volante, Luciano cabeceou livre no canto esquerdo de Rafael Cabral e abriu o placar no Morumbi.
O Cruzeiro até tentou responder. Zé Ricardo colocou Robert, mas de nada adiantou. O Sâo Paulo segurou até o fim e garantiu a vitória. Com o resultado, o tricolor chegou aos 42 pontos, na 10ª colocação, e praticamente afastou qualquer chance de rebaixamento.
Já o Cruzeiro volta a campo no domingo (5/11), contra o Internacional, em um Mineirão que deve lotar. O time celeste tem um jogo a menos e busca a vitória para ter mais tranquilidade e tentar eliminar as chances de um possível descenso.