Um temporal na tarde desta segunda-feira (18/12), provocou o alagamento de um residencial, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), no bairro Fênix. Tal fato foi motivado por um deslocamento da rede de drenagem pluvial profunda, executada em anos anteriores naquela região.
O problema é fruto de um aterro executado no bairro Fênix, há mais de duas décadas, concluído há cerca de seis anos, para construção do residencial e equipamentos públicos como o Cras, a Cmei e uma praça de esportes. No local foi executada uma drenagem profunda, que recebe a maior parte da contribuição de águas de chuva do bairro Fênix.
Acontece que, há cerca de 60 dias, a atual gestão da Prefeitura de Itabira identificou um abatimento de terra no estacionamento do residencial do bairro Fênix. Após análise técnica minuciosa da Secretaria Municipal de Obras, foi identificado o deslocamento da rede de drenagem. De imediato, foi contratada uma empresa especializada para construção da rede pelo método não destrutivo (semelhante ao que é executado na Vila Paciência) para substituir a rede e corrigir o problema que hoje causou o alagamento.
O Cras já estava próximo ao horário de fechamento quando houve o alagamento. O serviço não funcionará nesta terça-feira (19/12), para limpeza. Sobre o Cmei, a Secretaria Municipal de Educação informa que não houve feridos. As crianças e os profissionais foram encaminhadas para uma área segura e depois deixaram o prédio. Equipes de limpeza atuarão no local. As aulas também estão suspensas nesta terça-feira, para limpeza e desinfecção das áreas atingidas.