O programa de mobilidade urbana Integração garantirá que usuários utilizem dois ônibus com uma tarifa (R$ 3,00), durante 90 minutos, a partir deste domingo (24/12).
Após a redução do preço da passagem para R$ 3,00 os usuários de ônibus em Itabira terão ainda mais economia. A partir deste domingo (24/12), passageiros que precisam de uma segunda linha para chegar ao destino final não terão que pagar pela tarifa adicional. Este é o programa de mobilidade urbana Integração, que vai facilitar e baratear em até 50% as viagens de quem utiliza mais de um ônibus para chegar ao seu destino. É o usuário pagando menos para ir mais longe.
Na última pesquisa de satisfação e utilização do transporte público, realizada em 2022 pela Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), 63% dos passageiros que necessitam de um complemento no percurso disseram fazer a segunda viagem até o destino final caminhando. O Integração trará mais conforto, eficiência e dinamismo para os deslocamentos desses usuários.
O prefeito Marco Antônio Lage cita a integração entre os ônibus como mais uma medida em benefício do usuário para melhoria da qualidade do transporte público no município. “Reduzimos a tarifa, renovamos 21 ônibus que circulam pelas ruas da cidade, novas linhas foram criadas e novos horários foram incluídos. Agora temos esta novidade, que será um auxílio para quem tem de pegar dois ônibus e uma economia que fará muita diferença no final do mês para esses usuários. É uma nova realidade para o transporte público de Itabira”, destaca o prefeito.
Na prática
Com o próprio cartão Transcard, que já utiliza diariamente, o passageiro, dentro do intervalo de 1h30 (90 minutos), poderá continuar a viagem de ônibus pegando uma segunda linha até seu destino final, sem a necessidade de pagar outra tarifa. Mas, atenção: o benefício só vale para quem utiliza o cartão, não é válido para passagens pagas com dinheiro.
Por exemplo, usuários da linha 080 – Bethânia que desejam chegar ao bairro Praia, atualmente, pagam duas passagens: uma até o Centro e outra ao embarcarem na linha 030 – Praia. A partir deste domingo (24), com o Integração, não será cobrada a segunda tarifa: será encurtado o tempo de deslocamento do usuário que iria a pé até o bairro Praia, além de gerar economia. Este exemplo segue para todas as 29 linhas que circulam em Itabira.
Segundo o superintendente de Transportes e Trânsito da Transita, Flávio Raimon, Itabira conta com 29 linhas regulares do transporte coletivo, sendo que 12 interligam os bairros à região central em formato radial; oito linhas são no formato circular, que ao circundarem vários bairros trazem os usuários até a área central; e as nove restantes operam no sistema diametral, que compreende um itinerário saindo de um extremo, passando pelo centro e prosseguindo até outro bairro.
De acordo com a Assessora de Projetos e Captação de Recursos da Prefeitura de Itabira, Paola Soares, responsável pelas políticas de mobilidade urbana, não há grande impacto financeiro no custeio do transporte público, uma vez que a cidade é bem coberta por linhas de ônibus. “Está tudo preparado para operacionalizar o Integração, com a atualização dos softwares da bilhetagem eletrônica (cartões), além da realização de diversos testes de funcionamento do sistema. É garantia de direitos, além da economia para o cidadão, o Integração também fortalece o comércio local já que com o dinheiro no bolso, o usuário investe em outros produtos”, diz Paola Soares.
Em tempo
A recarga do Transcard é feita na avenida France de Paula Andrade, nº 522, no bairro Vila Paciência, de segunda a quinta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h45, e na sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 15h45. Para dúvidas sobre o Integração basta ligar no (31) 3839-3800 ou 0800 2830 708.