Usuários podem procurar pelos serviços na Policlínica Municipal.
Em Itabira, a Prefeitura disponibiliza há anos, o teste e tratamento gratuitos para pessoas infectadas com o vírus HIV. Os serviços são ofertados na Policlínica Municipal.
Atualmente, a rede municipal de saúde atende 472 pessoas com HIV. Este é um dado que ultrapassa as fronteiras da cidade, tendo em vista que engloba ainda os usuários das cidades vizinhas que buscam os serviços de referência em diagnóstico e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) na região. Dos 472 pacientes em tratamento, 257 residem em Itabira, o que demonstra a amplitude do serviço de saúde pública local.
O avanço no tratamento com antirretrovirais transformou o HIV em uma condição crônica. No entanto, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a falta de conhecimento sobre a gravidade da infecção – que pode evoluir para a Aids e desencadear doenças oportunistas – preocupa os especialistas.
“A dimensão real das pessoas vivendo com HIV na região e em Itabira é desafiadora de ser mensurada, pois os dados flutuam entre os que buscam assistência nas redes pública e privada ou nem mesmo têm consciência da infecção”, afirma a superintendente de Atenção secundário, Deiseane de Andrade.
Assim, a SMS ressalta que caso o usuário seja exposto ao vírus, deve procurar os serviços oferecidos pela Policlínica. O teste rápido para detectar a presença do HIV é totalmente sigiloso e assemelha-se a um exame de glicose. “Uma pequena quantidade de sangue é retirada por meio de uma agulha fina e indolor, colocada no dispositivo para análise. O resultado é entregue entre 30 minutos e uma hora. Caso seja positivo, uma linha aparece no visor do aparelho. Além do HIV, o teste também diagnostica sífilis, e hepatites B e C”, explica Deiseane de Andrade.
O usuário com a infecção confirmada recebe orientação e acompanhamento integral, de forma gratuita. A SMS oferece consultas regulares com especialistas e disponibiliza antirretrovirais. “Precisamos incentivar o acesso ao teste e ao tratamento do HIV em Itabira, buscando a conscientização e saúde da comunidade, oferecendo um serviço gratuito, sigiloso e de qualidade para todos aqueles que necessitam”, finalizou a superintendente.
Onde fazer o teste? O serviço está disponível na Policlínica Municipal, localizada na rua Luiz Ventura, nº 75, no bairro Vila Piedade. O CTA/SAE funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, e está acessível também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mediante livre demanda.
Dúvidas e informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (31) 3839-2696 e (31) 3839-2294.